Educação

Implantação da Ufal no Litoral Norte emperra em Alagoas

Reitor Josealdo Tonholo explicou a situação nesta terça-feira

Por Maurício Silva 25/07/2023 14h02 - Atualizado em 25/07/2023 14h02
Implantação da Ufal no Litoral Norte emperra em Alagoas
Reitor da Ufal durante entrevista na Rede Antena 7 - Foto: Marcos Sousa / Antena 7

Única localidade do Estado a não contar com um campus da Universidade Federal de Alagoas, a Região Norte continua sem previsão para a chegada Ufal na Costa dos Corais. O reitor Josealdo Tonholo explicou em entrevista à Rede Antena 7, do grupo 7Segundos, nesta terça-feira (25), que o projeto está emperrado por conta do Governo Federal.

Josealdo Tonholo informou que o projeto foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2014 e que o campus seria implantado na cidade de Porto Calvo. Em 2016, o ex-prefeito de Porto Calvo, Ormindo Uchôa chegou a doar um terreno para a construção da universidade no município, mas até hoje nada de concreto foi realizado.

O jornalista Abidas Martins transmitiu a pergunta do jornalista Maurício Silva sobre o campus da Ufal em Porto Calvo e Tonholo justificou que o campus não chegou ao Litoral Norte de Alagoas por conta do Governo Federal. “Hoje o que está emperrando é a determinação do Governo Federal para criar esse campus. Tecnicamente ele já está aprovado, está pactuado, mas ainda não chegaram os professores, não chegaram os técnicos e não chegou o dinheiro para fazer a implantação para garantir a construção de prédio e o custeio disso tudo”, disse.

O reitor comentou que a não implantação da Ufal na região se deu, segundo ele, por conta que a educação não foi tratada como prioridade pelos governos que passaram nesse período. “Esse projeto está aprovado pelo MEC desde 2014, já tem seção de terreno, mas ele não avançou porque a gente entrou num processo em que a educação deixou de ser prioridade nacional”, opinou.

Em janeiro de 2016, o ex-prefeito Ormindo Uchôa doou um terreno de 58 mil metros quadrados, localizado a 900 metros do Centro cidade, na fazenda Santo Amaro. Na época, a previsão era de investir cerca de R$ 46 milhões. A Ufal em Porto Calvo, inicialmente ofertaria os cursos de: engenharias civil, mecânica e elétrica; e licenciatura em física e matemática.

A Ufal em Porto Calvo visava também a refinaria Abreu e Lima. “Um projeto que estava muito voltado naquela época para a refinaria de Abreu e Lima-PE, que ia formar profissionais dessas áreas tecnológicas. Hoje esse projeto precisa ser revisto até porque essa refinaria não andou e a gente tem a expectativa que o Litoral Norte seja comtemplado ainda o quanto antes por esse governo, já que, é o nosso grande buraco de IDH do Estado de Alagoas, é a região com mais complexa com os piores indicadores sociais e a universidade é muito mais que um lugar se forma gente, ela é um transformador da região”, disse o reitor.

O jornalista Abidias Martins questionou ao reitor se o campus será mesmo em Porto Calvo e Tonholo respondeu: “A determinação é do Governo Federal, o projeto está posto, foi aprovado e pactuado. O único projeto que a gente tem hoje no Litoral Norte é esse com Porto Calvo. Então a expectativa é que o governo honre o que o se comprometeu, inclusive com a nossa bancada federal e com a bancada estadual”, concluiu o assunto.