Escolas têm até segunda-feira para preencherem a primeira etapa do Censo Escolar 2023
Unidades devem declarar dados sobre matrículas com informações sobre cor ou raça também serão fundamentais para a elaboração de políticas públicas
Escolas da rede pública e privada de Alagoas têm até segunda-feira (31) para preencher a primeira etapa do Censo Escolar 2023. Nesta primeira fase de pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados referentes às matrículas.
“O censo é a maior coleta de dados estatísticos da educação básica e abrange todas as redes de ensino. Os dados declarados são utilizados para o desenvolvimento e planejamento de políticas públicas e iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entre outros”, explica o coordenador do censo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Altair Soares, acrescentando que o censo tem como referência o dia 31/05.
Altair lembra ainda que o preenchimento do Censo é indispensável para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), visto que a aplicação das provas leva em conta o quantitativo de alunos declarados nos dados preliminares. “Além disso, os dados de aprovação e reprovação do Censo, junto com os resultados do SAEB são usados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, ressalta.
Cor ou raça
Outro ponto importante desta etapa do Censo Escolar 2023 é o preenchimento do campo cor ou raça. De acordo com o Inep, a medida visa elevar o percentual de declarações de cor e raça no Censo e, dessa forma, ter um parâmetro da diversidade étnico-racial nas escolas, o que servirá de referência para a formulação de políticas públicas.
“Esses dados têm uma relevância importante, considerando entre outros aspectos, o fato da pesquisa estatística servir de parâmetro para políticas públicas”, comentou o professor Zezito de Araújo, da Gerência Especial de Diversidade, Inclusão e Meio Ambiente (GEDMA) da Seduc.
Últimas notícias
Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz
Hospital da Cidade realiza segunda etapa da força-tarefa de ultrassonografias no Outubro Rosa
Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
MP cobra promulgação de projeto de lei já aprovado na Câmara de Maceió
Polícia Federal pode interromper emissão de passaporte por falta de verba
Câmeras flagram atropelamento de ciclista na Avenida Comendador Leão
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
