Escolas têm até segunda-feira para preencherem a primeira etapa do Censo Escolar 2023
Unidades devem declarar dados sobre matrículas com informações sobre cor ou raça também serão fundamentais para a elaboração de políticas públicas
Escolas da rede pública e privada de Alagoas têm até segunda-feira (31) para preencher a primeira etapa do Censo Escolar 2023. Nesta primeira fase de pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados referentes às matrículas.
“O censo é a maior coleta de dados estatísticos da educação básica e abrange todas as redes de ensino. Os dados declarados são utilizados para o desenvolvimento e planejamento de políticas públicas e iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entre outros”, explica o coordenador do censo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Altair Soares, acrescentando que o censo tem como referência o dia 31/05.
Altair lembra ainda que o preenchimento do Censo é indispensável para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), visto que a aplicação das provas leva em conta o quantitativo de alunos declarados nos dados preliminares. “Além disso, os dados de aprovação e reprovação do Censo, junto com os resultados do SAEB são usados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, ressalta.
Cor ou raça
Outro ponto importante desta etapa do Censo Escolar 2023 é o preenchimento do campo cor ou raça. De acordo com o Inep, a medida visa elevar o percentual de declarações de cor e raça no Censo e, dessa forma, ter um parâmetro da diversidade étnico-racial nas escolas, o que servirá de referência para a formulação de políticas públicas.
“Esses dados têm uma relevância importante, considerando entre outros aspectos, o fato da pesquisa estatística servir de parâmetro para políticas públicas”, comentou o professor Zezito de Araújo, da Gerência Especial de Diversidade, Inclusão e Meio Ambiente (GEDMA) da Seduc.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
