Educação

Escolas têm até segunda-feira para preencherem a primeira etapa do Censo Escolar 2023

Unidades devem declarar dados sobre matrículas com informações sobre cor ou raça também serão fundamentais para a elaboração de políticas públicas

Por Agência Alagoas 28/07/2023 17h05
Escolas têm até segunda-feira para preencherem a primeira etapa do Censo Escolar 2023
Nesta primeira etapa, devem ser informados dados de matrícula - Foto: Reprodução/Assessoria

Escolas da rede pública e privada de Alagoas têm até segunda-feira (31) para preencher a primeira etapa do Censo Escolar 2023. Nesta primeira fase de pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados referentes às matrículas.

“O censo é a maior coleta de dados estatísticos da educação básica e abrange todas as redes de ensino. Os dados declarados são utilizados para o desenvolvimento e planejamento de políticas públicas e iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), entre outros”, explica o coordenador do censo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Altair Soares, acrescentando que o censo tem como referência o dia 31/05.

Altair lembra ainda que o preenchimento do Censo é indispensável para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), visto que a aplicação das provas leva em conta o quantitativo de alunos declarados nos dados preliminares. “Além disso, os dados de aprovação e reprovação do Censo, junto com os resultados do SAEB são usados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, ressalta.

Cor ou raça

Outro ponto importante desta etapa do Censo Escolar 2023 é o preenchimento do campo cor ou raça. De acordo com o Inep, a medida visa elevar o percentual de declarações de cor e raça no Censo e, dessa forma, ter um parâmetro da diversidade étnico-racial nas escolas, o que servirá de referência para a formulação de políticas públicas.

“Esses dados têm uma relevância importante, considerando entre outros aspectos, o fato da pesquisa estatística servir de parâmetro para políticas públicas”, comentou o professor Zezito de Araújo, da Gerência Especial de Diversidade, Inclusão e Meio Ambiente (GEDMA) da Seduc.