Direitos Humanos

Maragogi implementa gratuidade para idosos no transporte alternativo

Garantia sacramenta a lei nº 708/2020, que também beneficia portadores de necessidades especiais

Por Maurício Silva 18/08/2023 16h04 - Atualizado em 18/08/2023 16h04
Maragogi implementa gratuidade para idosos no transporte alternativo
Evento com idosos ocorreu na quadra que fica no Centro de Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O município de Maragogi torna-se pioneiro no Litoral Norte de Alagoas e passará a ser o primeiro na região a implementar a gratuidade no transporte alternativo para idosos e portadores de necessidades especiais no âmbito do município litorâneo. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Major Paulo Nunes, a condução gratuita começa no dia 1º de setembro de 2023. A gestão municipal celebrou a efetiva implantação da lei nº 708/2020 em evento na tarde desta sexta-feira (18).

Segundo a lei municipal nº 708/2020, serão reservados dois lugares para idosos (a partir de 60 anos) ou pessoas portadoras de deficiência em cada transporte coletivo que circula em Maragogi. A gratuidade vale nas vans que circulam desde o povoado São Bento até o povoado Peroba. Os usuários precisarão mostrar o documento de gratuidade, que será fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Idosos celebram a conquista em Maragogi. Foto: Isac Silva


O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), discursou no evento na quadra de esportes da Escola Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales. Ele enalteceu o papel do idoso na sociedade e ressaltou que a lei é justa e destacou o papel social da implementação. A lei é de autoria do vereador Eliseo Marcos da Silva ‘Pipo’ e foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

Sérgio Lira destacou o papel do idoso na sociedade. Foto: Isac Silva


O secretário Paulo Nunes disse que esse é um marco em Maragogi. “É a consolidação de um direito que é estabelecido pelo Estatuto do Idoso. Esse evento de hoje é simbólico, é um momento histórico. É uma lei, que também está no estatuto. Nós vamos a partir de hoje determinar um prazo para que essa lei seja efetivamente cumprida no município de Maragogi e garanta a todos idosos a partir de 60 anos e deficientes físicos com a gratuidade no transporte alternativo”, frisou. O prazo estabelecido é dia 1º de setembro.

Secretário Paulo Nunes discursou na oportunidade. Foto: Isac Silva


A coordenadora geral da Associação Coração Valente, Rozângela do Nascimento Acyoli, de 63 anos ‘Irmã Rosa’ enfatizou que a lei é uma conquista. “Essa lei representa tudo de bom porque nós precisamos ter acesso às vans e a gente não estava tendo, a gente tinha que pagar. Hoje é muito bom ter essa liberdade, ter essa lei implantada em Maragogi para que realmente a gente possa andar nas vans de São Bento à Peroba”, disse ela que é usuária do transporte alternativo.

Momento foi muito celebrado em Maragogi. Foto: Isac Silva