Política

Ex-assessor de Janones quer acareação para confrontar deputado sobre “rachadinha”

Fabrício Ferreira disse ter peticionado junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF) um pedido de acareação

Por Gazeta do Povo 30/11/2023 09h09
Ex-assessor de Janones quer acareação para confrontar deputado sobre “rachadinha”
Deputado André Janones é acusado de rachadinha - Foto: Divulgação

Fabrício Ferreira, ex-assessor do deputado André Janones (Avante-MG) e um dos autores das denúncias de “rachadinha” contra o parlamentar, disse ter peticionado junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF) um pedido de acareação para confrontar a versão do deputado sobre as denúncias.

“A coisa que eu mais desejo é estar cara a cara com ele e trazer à tona tudo o que ele fazia no mandato, principalmente, o esquema de rachadinha que era sim de conhecimento dele, que era sim operado no período que ele era deputado [...] Estou disposto a falar com qualquer instituição que tem autoridade”, disse o ex-assessor em entrevista concedida ao jornal Metrópoles, nesta quinta-feira (30).

“Provarei para todo o Brasil e para toda a população que ele cometia o ato de peculato no mandato dele, que ele acuava os assessores para que fizessem esses repasses e cometia assédio moral”, completou.

Este semana, após o vazamento de áudios em que aparece pedindo a devolução de parte dos salários de assessores para cobrir gastos de campanha, Janones confirmou a veracidade dos áudios, mas disse que o conteúdo está “fora de contexto” e que, por orientação da sua advogada, a prática não chegou a ser implementada em seu gabinete.

O parlamentar, que também é advogado, disse que não vê crime no que falou, apesar de garantir que não lembra da conversa com os assessores.

Janones também disse que o áudio teria sido gravado quando ele ainda não era deputado e que, portanto, teria feito o pedido a pessoas que ainda não tinham sido oficialmente nomeadas em seu gabinete.

“Não é verdade. Janones já era deputado, e nossas nomeações já haviam sido publicadas no Diário Oficial. Tanto que, naquele dia, no começo de fevereiro (de 2018), eu já tinha acessado a Câmara usando o meu crachá de servidor”, disse Ferreira ao rebater a versão do deputado.

Denúncias

Janones tem sido alvo de uma série de denúncias de ex-assessores divulgadas pelo Metrópoles.