Segurança

Rede de Proteção às Violência promove campanha educativa na Região Norte

Ação ocorre nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º)

Por Maurício Silva 31/01/2024 15h03
Rede de Proteção às Violência promove campanha educativa na Região Norte
Blitz em Maragogi ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Educação - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está promovendo uma campanha educativa que tem como tema: “Violência Não é Nossa Praia”, nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), na Região Norte de Alagoas nas cidades de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

A ação iniciou nesta quarta-feira (31) na cidade turística de Japaratinga com uma blitz educativa nas Barreiras do Boqueirão (bicas) e na Orla Marítima da Praia de Japaratinga. Depois, a blitz seguiu para Maragogi onde se concentrou na Praça dos Cabanos e na avenida Senador Rui Palmeira, na Orla da Praia de Maragogi.

A gerente da RAV, Thaylise Nunes, comentou que a Sala Lilás, no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, é um instrumento importante na luta contra a violência contra a mulher. “O Governo de Alagoas está trabalhando para que exista um local seguro, que é a Sala Lilás, aqui na região tem a sala no HRN, onde a mulher pode ser acolhida de uma forma segura, onde não vai ser revitimizada, sem ser exposta, a sua identidade será guardada e caso ela não queira se identificar, tirar qualquer dúvida a gente tem o número (82) 9 88339061 e ela poderá tirar qualquer tipo de dúvida a respeito e a Rede de Atenção às Violências (RAV) trabalhando para que essa mulher saía desse título de violência”, destacou.

Thaylise Nunes está empolgada com a blitz na Região Norte. Foto: Isac Silva


A coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel Valdenize Ferreira, participou ativamente da blitz. “Com certeza a Segurança Pública, a Polícia Militar, o Proerd estamos juntos e unidos para qualquer campanha que diga Sim à vida, que não compartilha com a violência. Então, para os turistas, para as crianças nós vamos evidenciar sempre o sim para a vida e não às drogas e à violência”, ressaltou.

Coronel Valdenize Ferreira participou da ação. Foto: Isac Silva


Nesta quinta-feira (1º) as ações se concentrarão em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte – Visita técnica à Área Lilás; em Porto de Pedras – Porto da Balsa (antiga cadeia) e Túnel Verde na praia do Patacho; e em São Miguel dos Milagres – Porto da Rua, na Feira Livre e Orla.

A campanha Violência Não é Nossa Praia conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Detran Alagoas e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher (CHEPSM).

Campanha busca conscientizar moradores e turistas. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*