Porto de Pedras faz campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Crianças de escolas municipais também participaram da ação
Através de uma ação multisetorial, a Prefeitura de Porto de Pedras aderiu à campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado neste dia 18 de maio, através da sensibilização a sociedade, empresários e turistas.
A ação aconteceu nos principais pontos da cidade do Litoral Norte de Alagoas e nas praias com a entrega de panfletos, da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento e o esclarecimento. Crianças de escolas municipais também participaram da ação. Com cartazes, música e aula prática elas encantaram aos turistas.
O prefeito Henrique Vilela afirma que o município tem o compromisso com a proteção dos direitos humanos de todas as infâncias e adolescências que são prioridades em todas as esferas de atuação. Para a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, a ação nas praias também segue orientação do Mtur de prevenir a exploração de crianças e adolescentes e acrescenta que esse dever é de todas as pessoas, por isso, o turismo também é responsável por atuar no enfrentamento a esse crime.
A série de ações objetiva convocar os adultos e responsáveis a serem a pessoa em quem as crianças e adolescentes possam confiar para denunciar qualquer tipo de violência sexual. Por meio da mensagem “Seja a pessoa que ouve, acolhe e denuncia”, a campanha convocará toda a sociedade civil a não se silenciar diante dos sinais emitidos por crianças e adolescentes que sofrem com violações físicas e psíquicas diante do abuso sexual.
Canal do Disque 100
Um dos chamados da campanha será a conscientização das pessoas para a importância de denunciarem situações de violações de direitos contra crianças e adolescentes. O Disque Direitos Humanos, serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana e registra denúncias de violações, dissemina informações e orienta a sociedade sobre a política de direitos humanos. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100 em qualquer aparelho telefônico. As denúncias também devem ser encaminhadas ao conselho tutelar.
Sobre a data
A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
