Lula decide recriar comissão de mortos e desaparecidos políticos na ditadura
A medida da reabertura foi publicada pelo presidente nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a recriação da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e que foi extinta durante o governo de Jair Bolsonaro. A medida da reabertura foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União.
A comissão tem o objetivo de concluir a identificação de vítimas da repressão política durante a ditadura militar, um trabalho iniciado em 2014 após determinação da Justiça Federal em ação civil pública. No entanto, o grupo teve os trabalhados encerrados, sem justificativa, por Bolsonaro em 2019.
No diário, o despacho torna sem efeito o texto publicado pelo ex-presidente sobre o assunto. Na sequência, Lula declara a continuidade das atividades da comissão especial. A medida já tinha recebido aval do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em tese, a comissão é um órgão de Estado cujo apoio técnico-administrativo é de responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos. A finalidade do grupo é proceder ao reconhecimento de pessoas mortas ou desaparecidas em razão suas atividades políticas; de enviar esforços para a localização dos corpos de tais indivíduos; e de emitir parecer sobre os requerimentos relativos à indenização que sejam formulados por seus familiares.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
