Economia

Usina de São Luís do Quitunde inicia safra 2024/2025 em Alagoas

Santo Antonio é a primeira a iniciar a nova moagem em território alagoano

Por Maurício Silva 26/08/2024 14h02 - Atualizado em 26/08/2024 15h03
Usina de São Luís do Quitunde inicia safra 2024/2025 em Alagoas
Usina Santo Antonio é uma das principais de Alagoas - Foto: 7Segundos

No início da tarde desta segunda-feira (26), por volta das 13h, foi dada a largada para a safra 2024/2025 de cana-de-açúcar em Alagoas com o começo da moagem da Usina Santo Antonio, no município de São Luís do Quitunde. Os trabalhadores da central açucareira comemoram bastante o sinal quando começou a moagem.

Alagoas é o maior produtor de cana do Nordeste e o Estado possui atualmente 17 usinas em atividade. De acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçucar-AL), a expectativa é que essa safra seja a melhor dos últimos dez anos, podendo processar em território alagoano até 20,8 milhões de toneladas. A safra passada a produção foi de 19,5 milhões de toneladas.

A cidade de São Luís do Quitunde já vivia uma grande expectativa para a nova moagem e a notícia do início da safra tem sido muito celebrada no município do Norte de Alagoas. A empresa fundada em 1957 por Ernesto Gomes Maranhão é uma das mais importantes do Estado no setor sucroalcooleiro. Em 2023, a moagem começou no dia 25 de agosto

A Central Açucareira Santo Antônio produz, por meio da cana-de-açúcar, produtos como: energia, álcool (etanol anidro, hidratado e extra neutro), açúcar (cristal, VHP e demerara) e os subprodutos melaço e bagaço. A expectativa na usina é que a nova moagem supere em produção a safra passada. 

A indústria é a principal empregadora do município e uma das maiores de toda a Região Norte de Alagoas. O grupo ainda possui como filial a Usina Camaragibe, localizada em Matriz de Camaragibe. A região ainda conta com a Usina Santa Maria, na cidade de Porto Calvo.