Maragogi quer se tornar referência na produção de própolis vermelha dos manguezais
Encontro com criadores de abelhas ocorreu nesta quinta-feira (29)
Os apicultores de Maragogi receberam nesta quinta-feira (29) orientações sobre a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas. O produto é muito valorizado no mercado internacional e a intenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) é transformar o município referência nacional na produção do produto.
O secretário de Agricultura, Major Paulo Nunes, se reuniu entre o fim da manhã e o começo da tarde desta quinta-feira (29), no assentamento Itabaiana, com produtores de mel e própolis e com técnicos para discutir o crescimento do negócio na cidade litorânea.
Paulo Nunes contou como foi o encontro. “São famílias de apicultores que já são produtores, trabalham com abelhas, são capacitados, já entendem da atividade. Mas, agora a gente trouxe uma novidade que é a própolis vermelha. Uma coisa é produzir mel e outra coisa é produzir própolis. A própolis vermelha no mercado internacional custa muito caro o quilo. Foi detectado e georeferenciado e tem um cadastro nacional que do município de Piaçabuçu a Maragogi, ela é diferenciada, tem uma característica medicinal e por isso tem tanto esse valor agregado”, revelou.

O secretário disse o que será feito. “A gente está começando em Maragogi uma parceria com esses produtores, que tem uma associação, com a Uniprópolis, que vai trabalhar essa questão da produção organizada da própolis vermelha dos manguezais de Alagoas”, ressaltou.
O presidente da Uniprópolis, Mário Agra, comentou sobre o projeto em território alagoano. “Nós estamos aqui trazendo um projeto e em cada município nós chegaremos com um. Cerca de 15 a 20 criadores para que a gente aumente a nossa produção de própolis e a produção de mel. A própolis vermelha de manguezais com o objetivo de ganhar o mercado externo. É um preço extraordinário e essa região de Maragogi a Piaçabuçu tem um potencial fantástico para a produção dessa própolis e a gente pretende, de forma organizada, dar um novo rumo a esses pequenos criadores que o projeto prevê”, ressaltou.
A Uniprópolis retorna para Maragogi no dia 28 de setembro para fazer o cadastro de beneficiários e iniciar o curso de produção de própolis. Os apicultores presentes na reunião ficaram otimistas com o projeto apresentado na reunião em Itabaiana.

Veja também
Últimas notícias
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Nicki Minaj se declara ‘fã número um’ de Donald Trump em evento na capital americana
Prévias carnavalescas de Arapiraca começam nesta quinta com arrastão da Banda Eva
Prefeitura de Maragogi promove ação de conscientização sobre saúde mental na Praça da Juventude
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
