Agricultura

Maragogi quer se tornar referência na produção de própolis vermelha dos manguezais

Encontro com criadores de abelhas ocorreu nesta quinta-feira (29)

Por Maurício Silva 29/08/2024 15h03 - Atualizado em 29/08/2024 16h04
Maragogi quer se tornar referência na produção de própolis vermelha dos manguezais
Produtores e técnicos se reuniram para debater a produção de própolis em Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Os apicultores de Maragogi receberam nesta quinta-feira (29) orientações sobre a própolis vermelha dos manguezais de Alagoas. O produto é muito valorizado no mercado internacional e a intenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) é transformar o município referência nacional na produção do produto.

O secretário de Agricultura, Major Paulo Nunes, se reuniu entre o fim da manhã e o começo da tarde desta quinta-feira (29), no assentamento Itabaiana, com produtores de mel e própolis e com técnicos para discutir o crescimento do negócio na cidade litorânea.

Paulo Nunes contou como foi o encontro. “São famílias de apicultores que já são produtores, trabalham com abelhas, são capacitados, já entendem da atividade. Mas, agora a gente trouxe uma novidade que é a própolis vermelha. Uma coisa é produzir mel e outra coisa é produzir própolis. A própolis vermelha no mercado internacional custa muito caro o quilo. Foi detectado e georeferenciado e tem um cadastro nacional que do município de Piaçabuçu a Maragogi, ela é diferenciada, tem uma característica medicinal e por isso tem tanto esse valor agregado”, revelou.

Paulo Nunes frisou que a Secretaria de Agricultura dará todo suporte necessário. Foto: Isac Silva


O secretário disse o que será feito. “A gente está começando em Maragogi uma parceria com esses produtores, que tem uma associação, com a Uniprópolis, que vai trabalhar essa questão da produção organizada da própolis vermelha dos manguezais de Alagoas”, ressaltou.

O presidente da Uniprópolis, Mário Agra, comentou sobre o projeto em território alagoano. “Nós estamos aqui trazendo um projeto e em cada município nós chegaremos com um. Cerca de 15 a 20 criadores para que a gente aumente a nossa produção de própolis e a produção de mel. A própolis vermelha de manguezais com o objetivo de ganhar o mercado externo. É um preço extraordinário e essa região de Maragogi a Piaçabuçu tem um potencial fantástico para a produção dessa própolis e a gente pretende, de forma organizada, dar um novo rumo a esses pequenos criadores que o projeto prevê”, ressaltou.

A Uniprópolis retorna para Maragogi no dia 28 de setembro para fazer o cadastro de beneficiários e iniciar o curso de produção de própolis. Os apicultores presentes na reunião ficaram otimistas com o projeto apresentado na reunião em Itabaiana.

Encontro foi considerado muito proveitoso. Foto: Silva