Júri Internacional anuncia renovação do selo Bandeira Azul para Praia do Patacho
Praia tinha sido aprovada no júri nacional em junho
A belíssima Praia do Patacho, na cidade turística de Porto de Pedras, é mais uma vez a única de Alagoas a ter aprovada a instalação da Bandeira Azul. O Júri Internacional divulgou nesta segunda-feira (7) a lista dos 49 locais, sendo 38 praias e 11 marinas que foram aprovadas no Brasil para a certificação 2024/2025. A aprovação nacional ocorreu em junho desse ano.
O Júri Internacional se reuniu em Copenhague, Dinamarca, e tomou a decisão final sobre os 49 locais e a praia alagoana foi aprovada pelo quarto ano seguido. A cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul está prevista para ocorrer no dia 1º de novembro de 2024.
A Praia do Patacho tornou-se referência nacional com a conquista da certificação internacional. Para concessão da certificação, 34 critérios são levados em conta pelo júri, como qualidade da água, limpeza da praia, valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população.
A secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti, exaltou todo o empenho da gestão do prefeito Henrique Vilela (MDB). “A gente está muito feliz com mais essa conquista, que é fruto de muito trabalho, de um trabalho diário para cumprir os requisitos obrigatórios do Bandeira Azul. Esse selo é muito importante para Porto de Pedras. É muito importante essa renovação para que nós possamos continuar nesse caminho do ordenamento, da praia limpa, da educação ambiental”, disse.
Zélia Cavalcanti frisou que a conquista traz mais incentivos. “Essa conquista nos incentiva para que a gente possa ampliar o número de praias em Porto de Pedras com o selo. Muito orgulho para todos nós que fazemos Porto de Pedras continuar a ser a única praia em Alagoas com um selo internacional tão importante para Porto de Pedras e para toda a Costa dos Corais e Litoral Norte de Alagoas, para todo o turismo do Estado de Alagoas. Ter um selo Bandeira Azul, uma praia com Bandeira Azul é um grande ativo para divulgação do turismo, principalmente no exterior pela valorização que o selo tem em todo o mundo”, ressaltou.
A premiação Bandeira Azul, reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras, promete trazer mais reconhecimento ao turismo no Brasil. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. Os critérios são estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.
No Nordeste, além da Praia do Patacho, apenas mais quatros praias foram aprovadas no Júri Nacional: Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA; Praia da Viração, Salvador – BA; Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA; Praia do Cumbuco, Caucaia – CE. O Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA também teve a marina pré-aprovada. Além dos três Estados nordestinos, apenas Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo contam com localidades com a certificação.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
