Obra paralisada do Estado vira abrigo de mendigos em Porto Calvo
Reforma da 10ª GEE está paralisada há meses
A obra de reforma da 10ª Gerência Especial de Educação (10ª GEE), do Governo do Estado, está paralisada há meses e o histórico prédio no Centro de Porto Calvo virou abrigo para mendigos. Os moradores de rua estão indo dormir no imóvel, que já foi residência oficial de ícones históricos como Guedes de Miranda e Aurélio Buarque de Holanda.
O prédio onde funcionou a antiga Casa da Cultura, fica na rua Guedes de Miranda, ao lado da histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, e a presença de mendigos tem chamado a atenção de quem passa pelo imponente prédio histórico.

O abandono da obra tem chamado a atenção dos moradores e de quem visita a cidade histórica. De acordo com pessoas que denunciaram o abandono, a obra está paralisada há meses e não há nenhum movimento de trabalhadores da construção civil no local.

O prédio onde funcionava a antiga Casa da Cultura funcionou por muito tempo a parte administrativa da 10ª GEE e com o início da reforma, os trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram alocados para o prédio anexo ao lado.
A paralisação da obra do prédio do histórico e a ‘invasão’ dos moradores de rua já virou alvo de denúncia no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). O promotor Paulo Barbosa informou que ao local e conferiu que a obra está parada e com aspecto de abandono. Ele comunicou que já oficiou a gerência da 10ª GEE para prestar esclarecimentos. A população também denuncia que a obra não tem a placa indicando as informações de transparência sobre valores e prazos.

Moradores denunciam ainda que usuários de drogas estão indo ao local e isso tem deixado a população que vive nas imediações amedrontada. No período da noite, o prédio virou dormitório para moradores de rua e usuários de entorpecentes. Mas, eles também frequentam o local em plena luz do dia.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, por meio de nota que vai adotar as medidas legais para isolar a área. Confira a nota na íntegra:
Nota
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que vai adotar as providências cabíveis no sentido de isolar o espaço, no qual funcionou a 10ª Gerência Especial de Educação (GEE), até que as obras sejam retomadas.
Informa, ainda, que - em razão da necessidade de reforma – os profissionais daquela Gerência passaram a exercer suas atividades em um prédio anexo, também localizado na cidade de Porto Calvo e que reúne todas as condições necessárias à prestação dos serviços públicos.
Veja aqui o vídeo:
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
