Meio ambiente

Professor confirma que lesma-do-mar-negra, vista em Maragogi, é um animal indicador de água de boa qualidade

Pesquisador Múcio Banja também explicou que a lesma é um animal inofensivo, não queima e não tem veneno

Por Jamerson Soares 04/02/2025 20h08 - Atualizado em 04/02/2025 20h08
Professor confirma que lesma-do-mar-negra, vista em Maragogi, é um animal indicador de água de boa qualidade
Múcio Banja é professor e pesquisador na área de oceanografia - Foto: Cortesia

A lesma-do-mar-negra, que apareceu e surpreendeu banhistas nesta terça-feira (4) em Maragogi, município do interior de Alagoas, é um animal inofensivo e sua presença indica que a água daquele ambiente é de boa qualidade. A informação foi confirmada pelo professor Múcio Banja, biólogo que possui mestrado em oceanografia e pesquisador associado do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI).

Segundo o biólogo, a lesma é um molusco interessante porque tanto aparece na região do Atlântico, sul e norte, como também na região do Mediterrâneo. 

"É um animal inofensivo. Esse bicho é indicador de água de boa qualidade, isso quer dizer que o ambiente aqui está cada vez mais preservado e tem mais qualidade", pontuou Múcio Banja.

Ele também explicou que a lesma-do-mar-negra não vive em ambientes poluídos, só em bons ambientes, além de ser um animal que não faz mal nenhum.

"Ela não queima, come algas, não tem veneno e serve de alimento para os peixes, então é um bicho completamente inofensivo", frisou.

Animal que chama a atenção

O assunto ganhou destaque nesta terça após a aparição do animal nas famosas Croas de São Bento. Alguns banhistas ficaram surpresos com a presença da lesma e registraram o momento em que ela se locomoveu no ambiente. 

O fato também chamou a atenção de jangadeiros, marinheiros e turistas que estavam na praia. Muitas pessoas confundiram o animal com uma sacola que teria sido jogada no mar.

Molúsculo

A Aplysia fasciata (nome científico) é conhecida como lesma-do-mar-negra e é uma espécie de molúsculo gastrópode marinho, da família Aplysiidae. Essa espécie é ainda conhecida pelos seguintes nomes comuns: lebre-do-mar-negra, devido à existência de dois rinóforos (antenas cefálicas) na cabeça, que se assemelham às orelhas de lebre; e vinagreira-negra, devido à cor purpura do líquido não tóxico que libertam quando estão em stress.

Confira o vídeo: