Levantamento da Polícia Civil mostra que Alagoas registrou 43 casos de intolerância religiosa
Segundo o órgão, desse total, 24 são de racismo religioso e 19 de injúria racial referente à religião
Um levantamento realizado pela Delegacia Especial de Crimes contra Vulneráveis, da Polícia Civil, mostrou que dos 1.337 registros feitos entre 25 de agosto de 2022 (data de inauguração) e 31 de dezembro de 2024, foram contabilizados 43 casos de intolerância religiosa em Alagoas.
Desses, 24 são de racismo religioso e 19 de injúria racial com referência à religião. Segundo a polícia, todos esses crimes foram cometidos contra pessoas e comunidades praticantes de religião de matriz africana.
A Polícia Civil também reforçou a importância dessas denúncias contra crimes de intolerância religiosa, relembrando a história do Quebra de Xangô, evento de intolerância religiosa que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1912.
Nesse mesmo dia, Tia Marcelina, a mais conhecida mãe de santo de Alagoas, morreu após os ataques da milícia da época que invadiu o terreiro e quebrou toda a estrutura do local.
De acordo a delegada, Rebecca Cordeiro, o nome da delegacia é um marco histórico e faz uma homenagem a uma das figuras mais importantes das religiões de matriz africana, reafirmando o compromisso de garantir que os casos de intolerância religiosa sejam investigados e combatidos
"O crime de intolerância religiosa é um crime que atenta diretamente à liberdade de crença garantida pela Constituição Federal e atinge principalmente aos adeptos das religiões de matriz africana. Por isso, muitas vezes, ele é chamado de racismo religioso, quando é voltado contra essas comunidades. Na verdade, se você verificar, não se nota contra outras religiões que não cultuam o Deus cristão, uma animosidade tão grande quanto a que vemos dirigida às religiões de matriz africana", pontuou a delegada.
Veja também
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
