Geral

Chuva derruba fiação elétrica e deixa moradores de Maragogi sem energia

Fato ocorre na fazenda Barra de Piabas

Por Maurício Silva 06/02/2025 07h07 - Atualizado em 06/02/2025 09h09
Chuva derruba fiação elétrica e deixa moradores de Maragogi sem energia
Fiação caiu e ficou exposta, causando perigo - Foto: Cortesia ao 7Segundos

As chuvas que castigam o Litoral Norte de Alagoas causaram danos no município de Maragogi, provocando a queda de fiação elétrica e deixando moradores da fazenda Barra de Piabas sem energia. O caso na zona rural de Maragogi ocorre desde às 10h desta quarta-feira (5) e até a manhã desta quinta-feira (6) o problema persiste.

Os residentes de Barra de Piabas ficaram assustados quando viram que uma fiação elétrica desabou, bem perto de uma residência da comunidade. As chuvas provocaram a queda de um galho de árvore, que caiu em cima da fiação, deixando três fios caídos e expostos.

A moradora Deni Lima disse que já acionou a Equatorial, mas até o fim da tarde desta quarta nada tinha sido feito. “Faltou energia desde 10h. Caíram três fios elétricos na porta de casa aqui e têm crianças, está todo mundo desesperado aqui e nada deles [trabalhadores da Equatorial) vir. A gente já ligou várias vezes para a Equatorial e nada”, informou.

Deni Lima relatou que a comunidade está com muitas dificuldades. “A gente tem que subir num morro para conseguir internet e ligar. Já ligamos umas dez vezes e eles só falam que vão solicitar e nada. Tem criança aqui na casa, têm três crianças dentro dessa casa onde caíram esses três fios. Foi uma galha de árvore que caiu na fiação elétrica e fios caíram aqui na porta de casa e está um perigo só”, alertou.

A Equatorial Alagoas enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso. Confira a nota na íntegra:

Sobre o registro de falta de energia relatada por moradores de Barra de Piabas, em Maragogi, a Equatorial Alagoas informa que houve um aumento significativo no número de chamados devido às fortes chuvas, acompanhadas de ventos que vem afetando o estado de Alagoas, conforme os últimos alertas divulgados pelos órgãos meteorológicos e de segurança. A empresa está empenhada no atendimento aos clientes e já ampliou o número de equipes nas ruas a fim de atender as solicitações de interrupção de energia e ocorrências de risco.

Vale salientar, que diante do cenário e dos danos que os ventos e chuvas fortes causaram nas redes elétricas, pode haver espera acima da média, se comparado a dias típicos de atendimento. Há situações de grande complexidade, causadas por quedas de postes, em áreas onde o solo cedeu; árvores que caíram sobre a rede elétrica; estradas sem acesso, entre outras circunstâncias, que exigem um tempo maior para recomposição de estruturas e cabos. Há casos em que as chuvas são torrenciais e impossibilitam atuação dos profissionais, por questão de segurança e proteção à vida dos colaboradores em campo.

A Distribuidora ressalta a importância de registrar os chamados por um dos canais oficiais da empresa e aguardar o atendimento. Os registros de falta de energia devem ser feitos por meio da Assistente Virtual Clara no WhatsApp 82.2126.9200, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e funciona 24h.

Fio partido

Ao se deparar com um cabo partido, a recomendação é manter a distância, sinalizar o local (com galhos, cordas) para evitar que alguém seja vítima e acionar imediatamente a Equatorial comunicando a situação de risco. A ocorrência pode ser registrada via Central de Atendimento e no registro deve constar a informação de que há um cabo de energia elétrica solto na rua para que a distribuidora possa priorizar o atendimento.

A empresa reforça ainda, que é de suma importância registrar ocorrência de fio partido, somente se este for o caso, para garantir que equipes sejam direcionadas de forma prioritária aos locais e possam realizar o atendimento emergencial para as pessoas que possam estar em risco.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Com apuração de Isac Silva*