Escuneiros liberam acesso às piscinas naturais de Maragogi
Manifestantes vão se reunir com o governo municipal e o ICMBio
Após o protesto que ‘fechou’ piscinas naturais de Maragogi na manhã desta quarta-feira (12), os escuneiros liberaram os acessos aos atrativos turísticos (piscinas naturais) da cidade do Litoral Norte de Alagoas. Os profissionais que trabalham com escunas agora terão reunião com representantes do governo municipal e com membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A manifestação ocorre por conta que eles exigem que sejam cumpridas, rigorosamente, as normas do plano de manejo elaborado pelo ICMBio.
Os escuneiros liberaram os acessos, por volta das 10h30 desta quarta-feira, aos passeios turísticos às piscinas naturais de Barra Grande, Taocas, Galés e Buraco do Mércio. Eles terão uma reunião na tarde de hoje no Gabinete do Prefeito, no Centro de Maragogi, com representantes do governo municipal.
O protesto, pacífico, ocorreu por conta que os manifestantes exigem que seja cumprido o que rege o plano de manejo feito pelo ICMBio, principalmente no diz que respeito ao número de pessoas por embarcação e o número de viagens por dia, o que segundo os escuneiros, vinha sendo descumpridos por embarcações de lanchas e catamarãs.
Membros do ICMBio e da Prefeitura de Maragogi foram até os locais do protesto e dialogaram com os trabalhadores. Ficou acordado que o órgão vai se reunir novamente com os escuneiros e que a entidade federal vai intensificar a fiscalização aquaviária em Maragogi.
O escuneiro Joffessy Kennedy ‘Irmão Jó’ relatou que a manifestação surtiu efeito. “Aqui no nosso protesto obtivemos respostas do governo federal, que é o ICMBio e foi prometido uma reunião, onde vai tentar organizar o ordenamento aqui em Maragogi”, informou. Representantes do governo municipal também conversaram com os trabalhadores.
Veja aqui o vídeo:
Com Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
