‘É preciso ordenar o caminho’, diz ministro sobre solução para queda de popularidade
Os resultados das pesquisas que apontaram recordes negativos na avaliação do governo Lula (PT) - de todos os três mandatos - arrepiaram até os integrantes da Esplanada que já sabiam que o cenário não estava favorável.
Em reservado, um ministro disse ao blog que as justificativas para os péssimos resultados das pesquisas foram o “fim de ano ruim” para o governo e a polêmica envolvendo o Pix. Para ele, a solução “não é única”: é preciso “acertar a economia, fortalecer a relação política, evitar polêmicas desnecessárias e acertar a comunicação”.
Outro ministro, quando questionado sobre o que deve e precisa ser feito, respondeu “boa pergunta”. Disse, também, que ainda não há reunião prevista com o presidente para discutir o cenário.
A equipe ministerial sabe diagnosticar, mas há dificuldades em identificar qual caminho precisa ser seguido. Outro ministro, também em reservado, afirmou que “é preciso ordenar o caminho”, indicando que falta coordenação.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Welington Dias, disse que “pesquisa é uma fotografia de momento, mas governo funciona como um filme: tem começo, meio e fim” e que ele acredita haver “um ataque cerrado aos políticos em geral”. Ele também defendeu que “Lula é o líder que mais cuidou e cuida dos mais pobres”.
Diante do cenário atual, nos bastidores, já há pressão para que Lula concretize uma reforma ministerial maior do que a que ele sinalizava estar disposto a fazer, com trocas, inclusive, nas pastas mais próximas à ele, dentro do Palácio do Planalto. Com a mudança na estratégia de comunicação da presidência, Lula tem participado mais de entrevistas em veículos regionais e retomou as viagens aos estados, em um esforço para se aproximar do eleitor e divulgar os feitos do governo.
De acordo com a pesquisa divulgada na sexta-feira (14) pelo DataFolha, apenas 24% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom. Já os que desaprovam o governo são 41%.
A pesquisa Ipec, publicada no sábado (15), aponta que 62% da população acha que Lula não deveria tentar a reeleição em 2026.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
