Putin agradece a Lula por esforços na busca por paz entre Rússia e Ucrânia
Presidente russo destacou que Lula e outros líderes dos Brics se engajaram em soluções para um cessar-fogo do conflito
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um agradecimento nesta quinta-feira (13) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por contribuir na busca pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo Putin, os chefes de Estado de outros países dos Brics também foram importantes nesse processo.
“Todos nós temos nossos próprios assuntos atuais para tratar, mas muitos líderes de Estado, como o presidente da República Popular da China [Xi Jinping], o primeiro-ministro da Índia [Narendra Modi] , os presidentes do Brasil [Lula] e o presidente da República da África do Sul [Cyril Ramaphosa] estão engajados nessa questão, dedicando bastante tempo, e somos gratos a todos eles por isso, pois essa atividade tem como objetivo alcançar a nobre missão de por fim aos combates e à perda de vidas”, afirmou o presidente russo.
Putin disse apoiar a ideia de um cessar-fogo na Ucrânia, mas destacou a existência de “nuances” importantes que precisam ser consideradas. Segundo ele, a Rússia concorda com a proposta de interromper as ações militares, mas enfatiza que a cessação das hostilidades deve conduzir à paz de longo prazo e à eliminação das causas profundas da crise.
“Concordamos com as propostas para cessar as hostilidades. Mas partimos do fato de que essa cessação deve ser tal que leve à paz de longo prazo e elimine as causas iniciais desta crise,” afirmou Putin.
A principal preocupação de Moscou é como garantir que o cessar-fogo não seja usado pela Ucrânia para se rearmar e mobilizar forças.
A Rússia questiona quem dará as ordens para acabar com as hostilidades e qual será o “preço” desse acordo.
Além disso, há o entendimento no Kremlin de que Ucrânia pode usar o cessar-fogo temporário para mobilizar suas forças militarmente e receber novas armas, o que a Rússia considera necessário controlar.
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem se prolongado por mais de três anos, com ambos os lados sofrendo perdas significativas. Recentemente, a Ucrânia concordou em aceitar uma proposta de cessar-fogo de 30 dias, negociada com os Estados Unidos.
No entanto, a Rússia ainda não se comprometeu oficialmente com a aceitação dessa proposta, aguardando discussões mais detalhadas sobre os próximos passos para pôr fim ao conflito.
Veja também
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
