Agricultura contribui para garantir segurança alimentar e nutricional dos alagoanos
Programa Planta Alagoas impacta na inclusão produtiva e produção agrícola do estado
O Dia Mundial da Agricultura, comemorado nesta quinta-feira (20), é uma oportunidade de celebrar o progresso dos esforços do Governo de Alagoas para o incentivo à produção agrícola no âmbito da agricultura familiar. A promoção de uma alimentação saudável e nutritiva para as famílias do estado é considerada a maior contribuição do setor.
Com programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), os agricultores familiares se tornam os principais atores para o crescimento da agricultura e do alimento que é consumido pelos alagoanos.
Um exemplo desse impacto é o programa Planta Alagoas, que distribui sementes para pequenos produtores. Com apenas 5 kg de sementes de feijão entregues pelo programa, um agricultor familiar pode produzir, em média, 80 kg do grão. Esse volume é suficiente para garantir a alimentação de uma família de quatro pessoas durante um ano, considerando que o consumo médio per capita de feijão no Nordeste é de 17,8 kg anuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a produtividade pode ser ainda maior, chegando a 172 kg, dependendo do nível tecnológico adotado pelo produtor. Esse aumento na produção não só reforça a segurança alimentar, mas também possibilita a comercialização do excedente, gerando renda extra para os agricultores.
Em 2024, foram distribuídas cerca de 330 toneladas de sementes de feijão, o que pode resultar em uma colheita estimada de aproximadamente 5.280 toneladas. Esse volume reforça a segurança alimentar das famílias alagoanas e fortalece a produção da agricultura familiar no estado.
A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, acredita que as estratégias realizadas pelo governo estadual impactam diretamente na alimentação das famílias, principalmente àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“Quando aliamos a entrega das sementes com entregas de kits de irrigação, assistência técnica, maquinários para agrícolas, o governador Paulo Dantas está promovendo um ambiente de crescimento tanto na agricultura quanto na qualidade de vida dessas famílias que estão produzindo no campo. E isso, claro, chega até a mesa de outras famílias. A segurança alimentar é uma das prioridades do governo. Por isso, temos o Alagoas Sem Fome, onde todas as secretarias do estado realizam ações integradas, em diversas frentes, para diminuir a insegurança alimentar em Alagoas”, pontua a gestora da Seagri.
Para 2025, na janela de plantio ideal das culturas, a Seagri irá entregar aproximadamente 650 toneladas de sementes de milho e feijão para agricultores familiares, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.
Veja também
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
