Agricultura contribui para garantir segurança alimentar e nutricional dos alagoanos
Programa Planta Alagoas impacta na inclusão produtiva e produção agrícola do estado

O Dia Mundial da Agricultura, comemorado nesta quinta-feira (20), é uma oportunidade de celebrar o progresso dos esforços do Governo de Alagoas para o incentivo à produção agrícola no âmbito da agricultura familiar. A promoção de uma alimentação saudável e nutritiva para as famílias do estado é considerada a maior contribuição do setor.
Com programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), os agricultores familiares se tornam os principais atores para o crescimento da agricultura e do alimento que é consumido pelos alagoanos.
Um exemplo desse impacto é o programa Planta Alagoas, que distribui sementes para pequenos produtores. Com apenas 5 kg de sementes de feijão entregues pelo programa, um agricultor familiar pode produzir, em média, 80 kg do grão. Esse volume é suficiente para garantir a alimentação de uma família de quatro pessoas durante um ano, considerando que o consumo médio per capita de feijão no Nordeste é de 17,8 kg anuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a produtividade pode ser ainda maior, chegando a 172 kg, dependendo do nível tecnológico adotado pelo produtor. Esse aumento na produção não só reforça a segurança alimentar, mas também possibilita a comercialização do excedente, gerando renda extra para os agricultores.
Em 2024, foram distribuídas cerca de 330 toneladas de sementes de feijão, o que pode resultar em uma colheita estimada de aproximadamente 5.280 toneladas. Esse volume reforça a segurança alimentar das famílias alagoanas e fortalece a produção da agricultura familiar no estado.
A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, acredita que as estratégias realizadas pelo governo estadual impactam diretamente na alimentação das famílias, principalmente àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“Quando aliamos a entrega das sementes com entregas de kits de irrigação, assistência técnica, maquinários para agrícolas, o governador Paulo Dantas está promovendo um ambiente de crescimento tanto na agricultura quanto na qualidade de vida dessas famílias que estão produzindo no campo. E isso, claro, chega até a mesa de outras famílias. A segurança alimentar é uma das prioridades do governo. Por isso, temos o Alagoas Sem Fome, onde todas as secretarias do estado realizam ações integradas, em diversas frentes, para diminuir a insegurança alimentar em Alagoas”, pontua a gestora da Seagri.
Para 2025, na janela de plantio ideal das culturas, a Seagri irá entregar aproximadamente 650 toneladas de sementes de milho e feijão para agricultores familiares, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
