Ministério Público apura denúncia de obra milionária parada em Porto Calvo
Paralisação da Orla Lagunar tem causado indignação

O que era para ser um símbolo do desenvolvimento de Porto Calvo virou uma grande indignação para a população e tem causado frustação no setor turístico. A obra milionária da Orla Lagunar do rio Manguaba tornou-se um fiasco e está paralisada há meses. O Ministério Público de Alagoas (MPAL) recebeu uma denúncia e está apurando o caso na cidade do Norte alagoano.
A prefeita Eronita Sposito (MDB) assinou a ordem de serviço da obra com muita pompa em Porto Calvo no dia 26 de novembro de 2022. Em abril de 2025 o que se encontra no local é parte de um muro erguido e sem nenhum trabalhador na localidade. Moradores da região da Rua do Varadouro, no bairro Centro, afirmam que faz mais de dois anos que a construção do empreendimento parou.

A obra da Orla Lagunar do Manguaba está orçada em mais de R$ 5 milhões, mas o que se encontra às margens do caudaloso rio é puro abandono: o muro inacabado e pedras jogadas em área de vegetação. A intenção de criar a orla fluvial é fortalecer o setor turístico na região, para ir além do turismo de sol e mar.
Os empresários do setor turístico da Costa dos Corais têm lamentado muito o abandono. A Orla Lagunar do Rio Manguaba seria muito importante para o acesso ao Fortim Bass, mas do jeito que a situação se encontra, raramente aparece turista para visitar o único forte em terra do Brasil recuperado, que foi do Período Holandês no Brasil. A restauração do forte ocorreu na gestão do ex-prefeito David Pedrosa, em 2019. A orla seria uma alternativa para contrapor o turismo de sol e mar, que é muito forte no Litoral Norte.

Além da paralisação, outro fato que chama a atenção no local é a falta de transparência. Não há uma placa informando sobre os gastos e o prazo para conclusão. O promotor Rodrigo Soares recebeu a denúncia e apura o caso. A única placa que existe no local é de uma licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que está prestes a vencer. A prefeita Eronita Sposito já foi avisada que o Ministério Público quer uma explicação sobre o abandono.

O 7Segundos entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Porto Calvo para saber um posicionamento da gestão municipal sobre o caso, mas até a publicação dessa reportagem o órgão não se manifestou. Quando o governo municipal se manifestar, a matéria será atualizada.
Confira um vídeo da obra parada:
Veja também
Últimas notícias

Multimaratonista representará Arapiraca na Corrida Maio Amarelo em São Paulo

Motociclista morre após cair de moto em estrada de barro na zona rural de Craíbas

Ufal retoma atividades presenciais após suspensão por chuvas intensas

Estudantes da rede estadual terão pré-inscrição e suporte total para o Enem 2025

Homem embriagado foge da PM em Porsche e acaba preso com munições e cerca de R$ 3 mil

Cerca de 3 mil pessoas seguem desalojadas ou desabrigadas após as fortes chuvas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
