Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo Unicef
Iniciativa irá avaliar os municípios alagoanos que assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em políticas públicas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo Unicef (2025-2028). Neste novo ciclo, 85 cidades de Alagoas podem participar. Na região Norte de Alagoas, na edição 2021-2024 conquistaram a certificação os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde.
A certificação é o momento dos municípios alagoanos assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Na última edição, 58 municípios de Alagoas foram certificados. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa até 9 de junho.
Durante os quatro anos da edição, o Selo Unicef oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, essa é uma nova oportunidade dos municípios que não conquistaram o selo na edição anterior, conseguirem agora.
“Hoje, a Unicef inicia mais um ciclo para participação no Selo Unicef e é o momento dos municípios alagoanos se superarem mais uma vez e mostrarem que estão totalmente alinhados com políticas públicas de priorização de crianças e adolescentes. Na última edição, alcançamos o marco de 58 municípios certificados e nessa com certeza ultrapassaremos esse número. Podem contar com o Cria para o que for necessário”, disse.
O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
Confira a lista de municípios alagoanos aptos a participarem da nova edição do Selo através do link: https://selounicef.org.br/abrangencia-do-selo-unicef-em-alagoas
Últimas notícias

Duas pessoas ficam feridas em acidente com moto na zona rural de Girau do Ponciano

Brasileira é imobilizada após discussão com piloto de avião: ‘Ela invadiu a cabine’

Hemoal faz coletas em Arapiraca e Maceió para o Feriado do Dia do Trabalho
![[Vídeo] Familiares e amigos da adolescente desaparecida Ana Beatriz fazem novo protesto](https://img.7segundos.com.br/1iae-HjCIyjMH7HqVIzNo0amDao=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-04-28-180720.png)
[Vídeo] Familiares e amigos da adolescente desaparecida Ana Beatriz fazem novo protesto

Governador Paulo Dantas lança pacote com sete editais e investimento de R$ 19 milhões

Justiça determina que Município de Maceió adote cuidados com indígenas venezuelanos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
