Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo Unicef
Iniciativa irá avaliar os municípios alagoanos que assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em políticas públicas
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo Unicef (2025-2028). Neste novo ciclo, 85 cidades de Alagoas podem participar. Na região Norte de Alagoas, na edição 2021-2024 conquistaram a certificação os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde.
A certificação é o momento dos municípios alagoanos assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Na última edição, 58 municípios de Alagoas foram certificados. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa até 9 de junho.
Durante os quatro anos da edição, o Selo Unicef oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, essa é uma nova oportunidade dos municípios que não conquistaram o selo na edição anterior, conseguirem agora.
“Hoje, a Unicef inicia mais um ciclo para participação no Selo Unicef e é o momento dos municípios alagoanos se superarem mais uma vez e mostrarem que estão totalmente alinhados com políticas públicas de priorização de crianças e adolescentes. Na última edição, alcançamos o marco de 58 municípios certificados e nessa com certeza ultrapassaremos esse número. Podem contar com o Cria para o que for necessário”, disse.
O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
Confira a lista de municípios alagoanos aptos a participarem da nova edição do Selo através do link: https://selounicef.org.br/abrangencia-do-selo-unicef-em-alagoas
Últimas notícias
Polícia Militar apreende três armas e 6,5Kg de maconha em Olho D’Água Grande
Ministério Público de AL lamenta morte do promotor Nilson Mendes de Miranda
Líderes de facção morrem em confronto com a Polícia Militar no bairro do Antares
Mega-Sena: aposta leva sozinha prêmio de R$ 96 milhões; veja dezenas sorteadas
Casos de morte por metanol em São Paulo sobem para nove
PND 2025: prova para professores é aplicada em 750 cidades neste domingo (26)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
