Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo Unicef
Iniciativa irá avaliar os municípios alagoanos que assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em políticas públicas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo Unicef (2025-2028). Neste novo ciclo, 85 cidades de Alagoas podem participar. Na região Norte de Alagoas, na edição 2021-2024 conquistaram a certificação os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde.
A certificação é o momento dos municípios alagoanos assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Na última edição, 58 municípios de Alagoas foram certificados. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa até 9 de junho.
Durante os quatro anos da edição, o Selo Unicef oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, essa é uma nova oportunidade dos municípios que não conquistaram o selo na edição anterior, conseguirem agora.
“Hoje, a Unicef inicia mais um ciclo para participação no Selo Unicef e é o momento dos municípios alagoanos se superarem mais uma vez e mostrarem que estão totalmente alinhados com políticas públicas de priorização de crianças e adolescentes. Na última edição, alcançamos o marco de 58 municípios certificados e nessa com certeza ultrapassaremos esse número. Podem contar com o Cria para o que for necessário”, disse.
O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
Confira a lista de municípios alagoanos aptos a participarem da nova edição do Selo através do link: https://selounicef.org.br/abrangencia-do-selo-unicef-em-alagoas
Últimas notícias

Kirchner agradece visita de Lula: ‘Mais que um gesto pessoal, um ato político de solidariedade’

Programa defendido por Daniel Barbosa vai garantir livro didático para 47 milhões de estudantes da rede pública

Secretário Marcos Beltrão lidera reunião para construção do novo PPA de Coruripe

Corpo é encontrado em área de difícil acesso do Rio Paraíba, em Cajueiro

Acusado de latrocínio de instrutor de dança é condenado a mais de 22 anos de prisão

Deputado Leonam vota contra doação gratuita de terreno à prefeitura do Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
