Maragogi é a 4ª cidade de Alagoas com mais colisões de veículos com poste
Base de Dados da Equatorial contabilizou 970 ocorrências desse tipo em Alagoas no ano passado
A Equatorial Alagoas informou nesta terça-feira (13) que em 2024 foram registradas 974 ocorrências provocadas por condutores de veículos automotivos que colidiram contra postes da Distribuidora em território alagoano. O município de Maragogi, no Litoral Norte, está entre os que registraram mais ocorrências desse tipo, contabilizando 24, ficando na quarta posição no Estado.
As estatísticas da Equatorial revelam os municípios mais afetados em 2024 e aponta Maceió como a cidade com o maior número de casos, registrando 182 ocorrências no ano. Em seguida estão Arapiraca (68), Coruripe (25), Maragogi (24) e Rio Largo (22). Já em 2025, até a primeira semana deste mês de maio, o número já chega a 387 ocorrências.
A distribuidora destacou que cada colisão representa não apenas um risco à segurança, mas também um custo elevado para a Equatorial, tendo em vista que o prejuízo varia de acordo com as condições da estrutura atingida como por exemplo o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada.
O Executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, explica que em casos de acidentes com postes danificados, o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, além de fazer a substituição do poste, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, recompor os cabos de energia e as empresas de telefonia e TV a cabo também necessitam reimplantar suas redes.
“É fundamental que a população tenha consciência sobre os impactos que um acidente de trânsito pode causar. Quando um poste é derrubado, o prejuízo não é apenas estrutural ou financeiro, ele interrompe o fornecimento de energia para locais essenciais, como hospitais, escolas e farmácias, afetando diretamente a vida de quem mais precisa. Por isso, apoiar o Maio Amarelo é uma forma de reforçarmos nosso compromisso com a vida e com a segurança de todos”, reforça o executivo.
Maio Amarelo
Pelo sétimo ano consecutivo, a Equatorial Alagoas integra a lista das empresas que apoiam o Movimento Internacional do Maio Amarelo, reforçando o compromisso com a valorização da vida e a promoção de um trânsito mais seguro. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os impactos dos acidentes, especialmente aqueles que envolvem as estruturas da distribuidora, um problema recorrente que traz sérias consequências tanto para a segurança das pessoas quanto para a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Estado.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de acidentes com poste, o primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão, a recomendação é não se aproximar e, se cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 3 metros (sem tirar os pés do chão). A Equatorial Alagoas também orienta que jamais se toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Veja também
Últimas notícias
Veículo cai em ribanceira localizada na Avenida Marília, em Maceió; imagens impressionam
Homem morre após invadir jaula de leões em parque zoobotânico de João Pessoa
Polícia Militar apreende drogas em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Tarifaço: Brasil avalia que EUA deve cobrar algo para novas reduções
Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores
Homem é agredido com pauladas pelo próprio vizinho no município de Minador de Negrão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
