Maragogi é a 4ª cidade de Alagoas com mais colisões de veículos com poste
Base de Dados da Equatorial contabilizou 970 ocorrências desse tipo em Alagoas no ano passado
A Equatorial Alagoas informou nesta terça-feira (13) que em 2024 foram registradas 974 ocorrências provocadas por condutores de veículos automotivos que colidiram contra postes da Distribuidora em território alagoano. O município de Maragogi, no Litoral Norte, está entre os que registraram mais ocorrências desse tipo, contabilizando 24, ficando na quarta posição no Estado.
As estatísticas da Equatorial revelam os municípios mais afetados em 2024 e aponta Maceió como a cidade com o maior número de casos, registrando 182 ocorrências no ano. Em seguida estão Arapiraca (68), Coruripe (25), Maragogi (24) e Rio Largo (22). Já em 2025, até a primeira semana deste mês de maio, o número já chega a 387 ocorrências.
A distribuidora destacou que cada colisão representa não apenas um risco à segurança, mas também um custo elevado para a Equatorial, tendo em vista que o prejuízo varia de acordo com as condições da estrutura atingida como por exemplo o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada.
O Executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, explica que em casos de acidentes com postes danificados, o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, além de fazer a substituição do poste, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, recompor os cabos de energia e as empresas de telefonia e TV a cabo também necessitam reimplantar suas redes.
“É fundamental que a população tenha consciência sobre os impactos que um acidente de trânsito pode causar. Quando um poste é derrubado, o prejuízo não é apenas estrutural ou financeiro, ele interrompe o fornecimento de energia para locais essenciais, como hospitais, escolas e farmácias, afetando diretamente a vida de quem mais precisa. Por isso, apoiar o Maio Amarelo é uma forma de reforçarmos nosso compromisso com a vida e com a segurança de todos”, reforça o executivo.
Maio Amarelo
Pelo sétimo ano consecutivo, a Equatorial Alagoas integra a lista das empresas que apoiam o Movimento Internacional do Maio Amarelo, reforçando o compromisso com a valorização da vida e a promoção de um trânsito mais seguro. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os impactos dos acidentes, especialmente aqueles que envolvem as estruturas da distribuidora, um problema recorrente que traz sérias consequências tanto para a segurança das pessoas quanto para a continuidade do fornecimento de energia elétrica no Estado.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de acidentes com poste, o primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão, a recomendação é não se aproximar e, se cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 3 metros (sem tirar os pés do chão). A Equatorial Alagoas também orienta que jamais se toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Veja também
Últimas notícias
COP30 começa hoje em meio a progressos, obstáculos e alerta da ONU
Idoso morre após perder o controle da moto e cair em vala na AL-115 em Palmeira dos Índios
Banco Central permitirá que clientes bloqueiem abertura de chaves PIX em seu nome
Escola estadual indígena é alvo de tiros no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Influenciador alagoano faz campanha para ajudar pai dependente químico e em situação de rua
llha do Ferro, em Pão de Açúcar, vira tema de questão no Enem 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
