Bolsonaro questionou se houve ‘problema’ nas eleições após vitória de Lula, diz ex-AGU no STF
Bruno Bianco disse que as eleições correram de forma legal, transparente e que o ‘presidente se deu por satisfeito’
O ex-advogado da União da gestão de Jair de Bolsonaro, Bruno Bianco, afirmou em depoimento ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-presidente questionou sobre possibilidade de reverter os resultados das urnas nas eleições de 2022.
“Houve uma reunião, ele (Bolsonaro) perguntou se eu tinha visto algum problema, e eu disse que as eleições correram de forma legal. Tinha uma comissão acompanhando, que foi transparente. Na minha frente, o presidente se deu por satisfeito”, disse.
Segundo Bianco, a reunião foi breve. “Tinha algumas pessoas no Palácio, achei que estaria ali para falar de transição. Mas a minha conversa com ele foi reservada”, afirmou.
Depoimentos
Nesta quinta-feira (29), ex-ministros e autoridades que testemunham a pedido da defesa de Anderson Torres relataram detalhes de reuniões ministeriais realizadas em 2022. Segundo os depoentes, os encontros trataram principalmente do processo eleitoral e da atuação das instituições federais durante o período.
O ex-ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, afirmou que, na reunião em que participou mais ativamente, o tema principal foi o processo eleitoral e o papel das instituições para garantir a normalidade institucional durante as eleições.
Segundo ele, foram debatidas as resoluções vigentes de órgãos com função fiscalizadora, a fim de preparar as instituições para eventuais problemas e para reagir adequadamente aos resultados, independentemente do vencedor.
O ex-ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, também depôs, lembrando uma reunião ocorrida em 5 de julho de 2022, na qual houve um pedido para que os ministros se empenhassem em defender mais o governo.
Segundo Sachsida, houve menção à urna eletrônica, mas ele não se recorda de ter ouvido qualquer comentário do então ministro Anderson Torres sobre o processo. Ele negou que tenha sido abordado qualquer atentado ao regime democrático.
Veja também
Últimas notícias
Educar é Massa encerra edição com apresentações culturais e socialização de projetos
Moradores denunciam furto de bicicleta em condomínio no Cleto Marques Luz
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
