IA do Instagram alucina e inventa que banda tem ligação com supremacia branca
Plataforma admitiu erro e disse que ele foi corrigido
Um recurso do Instagram que usa inteligência artificial para gerar textos associou por engano membros de uma banda a grupos de supremacia branca.
A funcionalidade está dentro do pacote Meta AI, que também deu respostas erradas quando foi lançada no WhatsApp. Ela é parecida com o que já existe no TikTok, que coloca um link em termos que a plataforma considera mais relevante para os usuários.
O erro foi revelado em 3 de julho por um dos integrantes da Dutch Interior, uma banda americana. A Meta, dona do Instagram, admitiu a falha e disse que ela foi corrigida.
Segundo o músico, a acusação falsa apareceu como sugestão de busca na seção de comentários de um vídeo com mais de 90 mil visualizações até quinta-feira (10).
Alguns usuários poderiam ver um atalho para uma página que trataria sobre uma suposta "polêmica do Dutch Interior". O recurso não está disponível no Brasil.
O Instagram afirmou indevidamente, em um texto gerado por IA, que o nome da banda tinha "suposta associação com a supremacia branca".
A rede social disse ainda que serviços de streaming removeram músicas da banda por esse motivo e que o grupo mudaria de nome por medo de ser mal interpretado e ligado pelo público a ideologias de extrema direita.
Mas nada disso aconteceu: a banda continua disponível em serviços de streaming, seu nome não foi alterado e não foi possível encontrar nenhuma menção na internet sobre associação com supremacia branca.
O recurso errou até mesmo a nacionalidade da banda, chamando-a de holandesa – o nome do grupo significa "interior holandês".
"A Meta AI inventou uma polêmica falsa sobre a nossa banda e a promoveu no Instagram para milhares de pessoas", disse o músico que revelou o caso.
"Só queremos saber como isso pode ser permitido. Nosso vídeo teve dezenas de milhares de visualizações, o que significa que milhares de pessoas que nunca tinham ouvido falar de nós podem ter sido expostas a essa desinformação".
Procurada pelo g1, a Meta disse que corrigiu o problema assim que o identificou e pediu desculpas pelo erro.
"Como qualquer sistema de IA generativa, pode não retornar as respostas que pretendemos. Estamos constantemente buscando feedback sobre a Meta AI e nossos modelos para aprimorá-los ao longo do tempo", disse a empresa, em nota.
A Meta não explicou em quais situações ele é exibido e quais as fontes do conteúdo exibido aos usuários.
Veja também
Últimas notícias
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Após surto de Miningite, Saúde realiza vacinação de bloqueio em diversos pontos de Maceió
Denúncia de tiros assusta moradores na Orla de Penedo durante a madrugada
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
