IMA multa empresas por danos ambientais perto do berçário de peixes-bois em Porto de Pedras
Fiscalização no município resultou em multas que somam R$ 368 mil
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) informou nesta quarta-feira (3) que autuou dois empreendimentos em Porto de Pedras, em região próxima ao Rio Tatuamunha, conhecido como berçário natural dos peixes-bois-marinhos. A ação teve como objetivo coibir práticas irregulares e proteger os ecossistemas sensíveis do estado de Alagoas. O recinto de aclimatização de peixes-bois marinhos foi temporariamente desativado no dia 26 de agosto no município do Litoral Norte após a morte de dois animais.
Durante a fiscalização, foram constatados o lançamento de efluentes sanitários diretamente no mangue, a contaminação do solo por combustíveis e lubrificantes, a supressão de vegetação protegida por meio de aterramento de áreas de mangue, resíduos de concreto despejados no solo, o armazenamento irregular de materiais sem contenção ou drenagem adequada e a utilização de cinco poços artesianos, dos quais apenas um possuía outorga.

Diante das infrações, as equipes determinaram o embargo imediato das atividades do empreendimento imobiliário e da usina de concretagem e aplicaram multas que somam R$ 368.015,00.
O órgão destaca o rigor da fiscalização para garantir a preservação de ecossistemas sensíveis, reforçando que a biodiversidade é um compromisso que norteia todas as ações do IMA. Atividades irregulares não podem comprometer áreas como o manguezal e o Rio Tatuamunha, fundamentais para a manutenção da vida silvestre e, em especial, para a proteção do peixe-boi marinho.

De acordo com o IMA, as irregularidades constatadas trouxeram sérios danos ao rio Tatuamunha, um dos berços de conservação do peixe-boi em Alagoas. Segundo os técnicos que estiveram no local, há indícios de que essas práticas irregulares também tenham contribuído para as recentes mortes registradas desses animais, o que acende um alerta ainda maior sobre a necessidade de fiscalização e cumprimento da legislação ambiental.
A iniciativa atende à solicitação da Associação Peixe-Boi e reforça a investigação das causas das mortes dos animais, a avaliação das possíveis fontes de poluição no Rio Tatuamunha e a adoção de medidas voltadas à proteção dos peixes-bois e à preservação do ecossistema local.
Peixes-bois mortos
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os peixes-bois Netuno e Paty vieram a óbito no recinto de Porto de Pedras e um terceiro animal chamado Assú, apresentou um quadro clínico grave. Ele precisou transferido para a base de Itamaracá, onde está recebendo cuidados intensivos.

Veja também
Últimas notícias
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Casamento de 23 anos acaba após marido trocar mulher por monge
Influenciadora se transforma em Michael Jackson com maquiagem. Veja fotos
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
