TRE de Alagoas afasta acusação de fraude à cota de gênero em Colônia Leopoldina
Decisão beneficiou Jardênia Maria da Silva e Rosângela Flores da Silva, inicialmente apontadas como candidatas fictícias

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu, nesta segunda-feira (8), reformar sentença da 16ª Zona Eleitoral e rejeitar a acusação de fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, em Colônia Leopoldina. Por unanimidade, os membros do Tribunal acolheram o recurso apresentado pelo União Brasil e candidatas do partido, afastando a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e a anulação dos votos da legenda.
A decisão beneficiou Jardênia Maria da Silva e Rosângela Flores da Silva, inicialmente apontadas como candidatas fictícias. De acordo com o relator, desembargador eleitoral Milton Gonçalves Ferreira Netto, provas documentais e audiovisuais comprovaram que ambas realizaram atos efetivos de campanha, como participação em comícios, uso de materiais personalizados e pedidos de votos.
O colegiado também rejeitou o recurso adesivo do PSDB, que buscava estender a condenação à candidata Lindaci Maria da Conceição. O Tribunal destacou que ela obteve 44 votos e fez campanha ativa, sobretudo por meio das redes sociais, afastando indícios de candidatura fictícia.
Ao analisar o contexto do pleito, o TRE/AL ressaltou que a baixa votação das candidatas não poderia ser considerada, por si só, prova de fraude, já que diversos concorrentes – homens e mulheres, de diferentes partidos – também tiveram resultados modestos. Na ausência de evidências robustas de simulação, prevaleceu o princípio do in dubio pro sufragio, que privilegia a manifestação da vontade popular.
Com a decisão, o Tribunal julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e manteve a validade dos votos obtidos pelo União Brasil em Colônia Leopoldina.
Últimas notícias

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar cobra respostas de Carlos Lupi sobre omissões e denúncias em sua gestão

Destino turístico dos Cânions do São Francisco pode ser demolido por ordem judicial

Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
