Interarte reúne teatro, exposições, música e dança em Maragogi
Evento ocorreu nesta quarta-feira (24)
A lenda do boi que perdeu a língua para matar o desejo de uma mulher grávida, a declamação de uma história de amor ao estilo novela mexicana e tantas outras manifestações culturais encantaram o público que compareceu ao Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, nesta quarta-feira (24), para prestigiar a décima edição do Interarte. O evento foi em comemoração aos 15 anos de fundação do Campus, em Maragogi.
O maior encontro cultural do Norte Alagoano começou por volta das 8h, com a abertura da sala de exposições. O local contou com trabalhos produzidos por estudantes do Campus Maragogi e de representantes das cidades de Japaratinga (AL) e São José da Coroa Grande (PE). O público observou fotografias, desenhos e uma obra de arte alertando a sociedade a preservar os corais.
Quem visitou o Campus conferiu ainda uma sala exclusiva ao audiovisual. Foram exibidos documentários produzidos por estudantes, que contaram o cotidiano da escola, a exemplo das atividades ligadas à arte-educação. O curta “Vidas Secas”, que narrou os desafios de quem luta pela sobrevivência no Sertão nordestino, prendeu o olhar de quem estava na sessão de cinema.

Um dos pontos altos da festa foi a apresentação do Grupo Expressão Cultural, representando a cidade de São Luís do Quitunde (AL). Os artistas mirins deram vida à lenda do Boi Bumbá. “A gente contou a história de Catirina e Pai Francisco. Ela estava grávida e desejou comer a língua do boi”, resumiu o professor Fagner Marcelino de Lima. O dono do animal chamou um pajé para realizar um ritual mágico que trouxe o bicho de volta à vida, dando início a uma grande comemoração com músicas e danças.

Na visão dos organizadores, o Interarte foi um sucesso e superou qualquer expectativa traçada. “Tivemos uma grande interação entre Ifal, comunidade e artistas nesse dia bastante divertido, com muita cultura, artes cênicas, audiovisual e artes visuais. Nós conseguimos contemplar todas as linguagens artísticas. Foi um sucesso!”, avaliou a presidente da Comissão Organizadora, Marcela Camelo Barros. A festa acabou por volta das 18h, logo após o público cantar os parabéns para o Ifal Maragogi por celebrar 15 anos de fundação.
Papel de desenho e tijolos produzidos com sargaço
Um dos destaques do evento foi a exposição de desenhos elaborados em papel a base de algas marinhas coletadas nas praias de São José da Coroa Grande (PE). O trabalho é liderado pela professora de Química, Maria Audja da Silva Santos, e tem por objetivo conscientizar a população acerca da sustentabilidade.
“O sargaço aparece em grande quantidade nas praias e o que fazer com ele? As alunas lançaram a proposta de reaproveitamento dos papéis utilizados na escola e juntá-los com o sargaço, pois ele possui celulose, que é a matéria prima do papel”, afirmou a professora de Química.
Com o intuito de chegar ao resultado pretendido, a estudante Maísa Eduarda Bandeira explicou que as algas passam por um processo de lavagem em água corrente a fim de a sujeira e o sal serem eliminados, depois são colocadas numa mistura líquida de bicarbonato de sódio e passam por cozimento no fogão. O sargaço é lavado novamente, batido no liquidificador e posteriormente associado ao papel reciclado. O composto é colocado numa tela de TNT com a finalidade de retirar o excesso de água. Vai ao sol e é prensado, entre livros, a fim de adquirir o formato de folha.
“Entregamos as folhas prontas para os colegas desenharem e ficaram bastante diferentes das normais. Dá mais vida ao desenho porque são mais escuras e deixam a cor vibrante”, disse. A turma desenvolveu ainda um tijolo com o mesmo produto, adicionando barro, areia, isopor e cimento.

Veja também
Últimas notícias
Fim de semana terá predomínio de sol em AL, mas previsão também indica possibilidade de chuvas
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
MPAL, MPF e DPU ajuízam ação para obrigar Estado a implementar Fundo Estadual de Combate ao Câncer
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
