Fabio Costa apresenta projeto para endurecer punições contra adulteração de bebidas
Proposta surge após mortes em São Paulo e amplia punições para casos além do metanol

O deputado federal Delegado Fabio Costa apresentou um projeto de lei que aumenta as penas para quem corromper, adulterar, falsificar ou alterar bebidas e alimentos destinados ao consumo, colocando em risco a saúde da população. A proposta foi apresentada após a série de intoxicações registradas em São Paulo, onde 22 pessoas foram atendidas, cinco delas já com casos confirmados e 17 em investigação. A Polícia Civil investiga a origem de duas garrafas de gin que provocaram a internação por metanol de quatro jovens, entre 23 e 27 anos; um deles, Rafael Dos Anjos Martins Silva, entrou em coma e precisou ser intubado na UTI.
Hoje, o Código Penal já prevê punição para esse tipo de crime. A proposta de Fabio Costa acrescenta um parágrafo específico que estabelece pena de reclusão de 10 a 15 anos e multa quando a adulteração envolver substâncias reconhecidamente tóxicas ou de elevado risco à saúde humana, como o metanol e solventes industriais.
A alteração garante maior proporcionalidade e adequação da resposta penal, alinhando-se à gravidade concreta do dano potencial e efetivo causado às vítimas. O objetivo é dar tratamento mais severo aos casos em que a mistura criminosa transforma produtos de consumo em risco imediato à saúde pública.
O deputado Fabio Costa afirma que a população não pode conviver com intoxicações em massa causadas por ganância criminosa. Segundo ele, o projeto busca proteger o consumidor do início ao fim da cadeia. “A lei precisa ser clara e dura para garantir justiça às vítimas e punir quem lucra com esse tipo de fraude”, declarou.
Veja também
Últimas notícias

Outubro Rosa: Hospital da Mulher de Alagoas disponibiliza mamografia sem precisar agendar

Caminhão com carga de tubos de PVC tomba na BR-316 em Colônia Leopoldina

Seleção para coordenador pedagógico: Semed convoca classificados para etapa dissertativa

Gabi Gonçalves propõe projeto de lei para ampliação da vacina hexavalente acelular para bebês prematuros em AL

Vigilância Sanitária de Maceió interdita clínica veterinária no bairro do Jacintinho

Secult convoca bibliotecas municipais e comunitárias para a Semana Estadual do Livro e Bibliotecas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
