Maragogi adere ao Programa Moradia Legal e inicia regularização de imóveis para famílias de baixa renda
Parceria entre o TJ-AL, Prefeitura e Cartório de Registro de Imóveis garante direito à moradia, segurança jurídica e cidadania
Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Maragogi oficializou sua adesão ao Programa Moradia Legal, em uma cerimônia no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). O prefeito Daniel Vasconcelos assinou o acordo de cooperação técnica que vai permitir a regularização fundiária de centenas de imóveis no município, especialmente os pertencentes a famílias de baixa renda. A iniciativa é uma parceria entre o TJ-AL, a Prefeitura de Maragogi e o Cartório de Registro de Imóveis, com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL).
O Moradia Legal tem como objetivo central simplificar e acelerar o processo de legalização de imóveis urbanos ocupados por famílias de baixa renda, transformando situações de posse ou ocupação informal em títulos de propriedade com segurança jurídica. Além disso, o programa promove a efetivação de princípios constitucionais como o direito à moradia, a dignidade da pessoa humana e a função social da propriedade.
“A adesão ao Moradia Legal é mais que uma ação administrativa. É um ato de justiça social. Vamos devolver dignidade a muitas famílias, garantindo o que é de direito: a segurança de morar onde já vivem há tanto tempo”, afirmou o prefeito Daniel Vasconcelos. Ele destacou ainda que a regularização fundiária é um passo importante para o desenvolvimento urbano e para a organização do território municipal.
Com a assinatura do termo de cooperação, a Prefeitura inicia agora a etapa técnica do projeto. Equipes da Procuradoria-Geral do Município, Secretaria de Assistência Social, IPUMA (Instituto de Planejamento Urbano e Meio Ambiente) e da Secretaria de Planejamento começam a atuar no mapeamento das áreas e na identificação das famílias que serão contempladas com a regularização.
“A partir de agora, a Prefeitura vai mobilizar seus órgãos para mapear as comunidades e imóveis em situação irregular, com responsabilidade e critério técnico. Nosso objetivo é garantir segurança jurídica e tranquilidade para essas famílias. É um trabalho que exige zelo, mas que será feito com a prioridade e o respeito que a população merece”, afirmou o procurador-geral do município, Danilo Alves.
O Programa Moradia Legal representa uma política pública eficiente e inclusiva, que promove cidadania ao assegurar o direito à moradia formal. A Prefeitura de Maragogi reafirma seu compromisso com a população ao integrar essa iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas, consolidando mais uma importante ação de governo voltada ao bem-estar social, à justiça e à dignidade das pessoas.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
