Maragogi adere ao Programa Moradia Legal e inicia regularização de imóveis para famílias de baixa renda
Parceria entre o TJ-AL, Prefeitura e Cartório de Registro de Imóveis garante direito à moradia, segurança jurídica e cidadania
Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Maragogi oficializou sua adesão ao Programa Moradia Legal, em uma cerimônia no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). O prefeito Daniel Vasconcelos assinou o acordo de cooperação técnica que vai permitir a regularização fundiária de centenas de imóveis no município, especialmente os pertencentes a famílias de baixa renda. A iniciativa é uma parceria entre o TJ-AL, a Prefeitura de Maragogi e o Cartório de Registro de Imóveis, com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL).
O Moradia Legal tem como objetivo central simplificar e acelerar o processo de legalização de imóveis urbanos ocupados por famílias de baixa renda, transformando situações de posse ou ocupação informal em títulos de propriedade com segurança jurídica. Além disso, o programa promove a efetivação de princípios constitucionais como o direito à moradia, a dignidade da pessoa humana e a função social da propriedade.
“A adesão ao Moradia Legal é mais que uma ação administrativa. É um ato de justiça social. Vamos devolver dignidade a muitas famílias, garantindo o que é de direito: a segurança de morar onde já vivem há tanto tempo”, afirmou o prefeito Daniel Vasconcelos. Ele destacou ainda que a regularização fundiária é um passo importante para o desenvolvimento urbano e para a organização do território municipal.
Com a assinatura do termo de cooperação, a Prefeitura inicia agora a etapa técnica do projeto. Equipes da Procuradoria-Geral do Município, Secretaria de Assistência Social, IPUMA (Instituto de Planejamento Urbano e Meio Ambiente) e da Secretaria de Planejamento começam a atuar no mapeamento das áreas e na identificação das famílias que serão contempladas com a regularização.
“A partir de agora, a Prefeitura vai mobilizar seus órgãos para mapear as comunidades e imóveis em situação irregular, com responsabilidade e critério técnico. Nosso objetivo é garantir segurança jurídica e tranquilidade para essas famílias. É um trabalho que exige zelo, mas que será feito com a prioridade e o respeito que a população merece”, afirmou o procurador-geral do município, Danilo Alves.
O Programa Moradia Legal representa uma política pública eficiente e inclusiva, que promove cidadania ao assegurar o direito à moradia formal. A Prefeitura de Maragogi reafirma seu compromisso com a população ao integrar essa iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas, consolidando mais uma importante ação de governo voltada ao bem-estar social, à justiça e à dignidade das pessoas.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
