Líder do PT recorre de decisão que arquivou ação que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro
Recurso foi apresentado ao Plenário da Câmara, e segundo o parlamentar, conta com mais de 80 assinaturas
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT/RJ), recorreu da decisão do Conselho de Ética que, por 11 votos a 7, arquivou a representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro por suposta atuação no exterior contra instituições brasileiras. A ação pedia, ainda, a cassação do deputado.
O recurso foi apresentado ao Plenário da Câmara dos Deputados, e segundo o parlamentar, conta com mais de 80 assinaturas de “diferentes partidos do campo democrático“.
Nas redes sociais, Lindbergh afirmou que a representação apresentada aponta que Eduardo “praticou condutas incompatíveis com o decoro parlamentar ao incitar a desobediência de decisões do Supremo Tribunal Federal, ofender autoridades constituídas e solicitar apoio político e econômico estrangeiro contra o Estado brasileiro, incluindo a revogação de vistos de autoridades, a aplicação da Lei Magnitsky e a imposição de tarifas”.
Segundo o líder, as ações de Eduardo configuram como traição à pátria, atentado à soberania nacional e aos deveres de respeito às instituições democráticas.
Os posicionamentos de parlamentares contrastaram durante o debate no Conselho. De um lado, aliados afirmaram que Eduardo está nos Estados Unidos por um “autoexílio”, enquanto críticos cobraram a presença do parlamentar na Câmara e questionaram a articulação dele com autoridades dos Estados Unidos em prol de sanções ao Brasil e a autoridades brasileiras.
Deputado não se manifestou
Eduardo Bolsonaro optou por não se manifestar durante a reunião do Conselho. O deputado poderia ter apresentado justificativa às acusações, mesmo de forma remota, mas não houve resposta aos contatos feitos pela Casa.
“O deputado Eduardo Bolsonaro recebeu convite oficial da Câmara, do Conselho de Ética, e não fez uso da palavra para se defender”, afirmou o presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC).
Veja também
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
