Líder do PT recorre de decisão que arquivou ação que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro
Recurso foi apresentado ao Plenário da Câmara, e segundo o parlamentar, conta com mais de 80 assinaturas
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT/RJ), recorreu da decisão do Conselho de Ética que, por 11 votos a 7, arquivou a representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro por suposta atuação no exterior contra instituições brasileiras. A ação pedia, ainda, a cassação do deputado.
O recurso foi apresentado ao Plenário da Câmara dos Deputados, e segundo o parlamentar, conta com mais de 80 assinaturas de “diferentes partidos do campo democrático“.
Nas redes sociais, Lindbergh afirmou que a representação apresentada aponta que Eduardo “praticou condutas incompatíveis com o decoro parlamentar ao incitar a desobediência de decisões do Supremo Tribunal Federal, ofender autoridades constituídas e solicitar apoio político e econômico estrangeiro contra o Estado brasileiro, incluindo a revogação de vistos de autoridades, a aplicação da Lei Magnitsky e a imposição de tarifas”.
Segundo o líder, as ações de Eduardo configuram como traição à pátria, atentado à soberania nacional e aos deveres de respeito às instituições democráticas.
Os posicionamentos de parlamentares contrastaram durante o debate no Conselho. De um lado, aliados afirmaram que Eduardo está nos Estados Unidos por um “autoexílio”, enquanto críticos cobraram a presença do parlamentar na Câmara e questionaram a articulação dele com autoridades dos Estados Unidos em prol de sanções ao Brasil e a autoridades brasileiras.
Deputado não se manifestou
Eduardo Bolsonaro optou por não se manifestar durante a reunião do Conselho. O deputado poderia ter apresentado justificativa às acusações, mesmo de forma remota, mas não houve resposta aos contatos feitos pela Casa.
“O deputado Eduardo Bolsonaro recebeu convite oficial da Câmara, do Conselho de Ética, e não fez uso da palavra para se defender”, afirmou o presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC).
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Ex-funcionário é alvo de operação por desviar R$ 281 mil de patrão idoso
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Homem é preso em Maceió suspeito de fotografar mulheres dormindo de roupas íntimas
Homem reage à abordagem em Arapiraca e ameaça policiais dizendo ser 'família de deputado'
Homem é encontrado morto dentro de cisterna na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
