CAF e Seinfra fazem visita técnica às obras de saneamento e abastecimento de água no Litoral Norte
Intervenções devem garantir segurança hídrica, saneamento universalizado e desenvolvimento sustentável até 2026
Técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) acompanharam, nessa quarta-feira (10), representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e equipes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), durante visita técnica às obras de saneamento básico e abastecimento de água no Litoral Norte de Alagoas.
A comitiva foi recebida pelo superintendente de projetos especiais e infraestrutura hídrica, Carlos Eduardo Ribeiro, que conduziu as equipes por trechos estratégicos dos empreendimentos, ressaltando o andamento das intervenções, os prazos previstos para entregas, bem como os benefícios sociais e sanitários esperados para os municípios contemplados.
Obras avançadas
A vistoria percorreu os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Durante as visitas, tanto o CAF quanto a Sefaz foram surpreendidos com o rápido avanço das obras desde a última visita realizada.
Em Japaratinga, por exemplo, a Seinfra aguarda apenas a liberação por parte da companhia energética competente para que a estação de tratamento de água (ETA) seja ativada e assim, contribua diretamente na prevenção de doenças, auxilie na melhora da higiene e contribua também para a sustentabilidade hídrica de toda a região.
Em São Miguel dos Milagres, 50% das obras de abastecimento de água e 70% do sistema de esgotamento sanitário já foram concluídas. Já em Porto de Pedras, os avanços são ainda maiores: 60% dos trabalhos de abastecimento e 75% das obras de esgoto estão finalizados.
Todas as obras em execução no Litoral Norte de Alagoas encontram-se em estado célere de execução, e a expectativa é de que todas as intervenções sejam concluídas até o primeiro semestre de 2026, garantindo a universalização do acesso à água potável e a implantação plena do sistema de saneamento básico.
Eduardo Ribeiro enfatizou o impacto positivo que as obras deverão ter no cotidiano da população local, com destaque para a redução de perdas de água, a ampliação da cobertura dos serviços de saneamento e a melhoria na eficiência operacional dos sistemas já existentes. “Essa vistoria confirma a entrega de soluções estruturantes do Governo Paulo Dantas e da Seinfra para o Litoral Norte. O que estamos acompanhando aqui não são apenas obras, mas investimentos que vão garantir mais segurança hídrica, ampliar a rede de esgotamento sanitário e preparar a região para crescer de forma ordenada e sustentável”, ressaltou o superintendente.
“Nosso foco é assegurar que cada etapa seja executada com qualidade, para que a população receba serviços modernos, eficientes e à altura das necessidades do território”, concluiu o superintendente.
Representantes do CAF destacaram a importância dessa vistoria para a continuidade do apoio financeiro e técnico ao projeto, demonstrando o apoio da instituição ao desenvolvimento sustentável e à universalização dos serviços essenciais no estado de Alagoas.
A visita técnica, resultado da parceria entre a Seinfra e organismos internacionais, consolida avanços estratégicos para a infraestrutura hídrica e sanitária do litoral Norte de Alagoas, com foco na qualidade de vida da população e no fortalecimento das políticas públicas de saneamento.
Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
