CAF e Seinfra fazem visita técnica às obras de saneamento e abastecimento de água no Litoral Norte
Intervenções devem garantir segurança hídrica, saneamento universalizado e desenvolvimento sustentável até 2026
Técnicos e gestores da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) acompanharam, nessa quarta-feira (10), representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e equipes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), durante visita técnica às obras de saneamento básico e abastecimento de água no Litoral Norte de Alagoas.
A comitiva foi recebida pelo superintendente de projetos especiais e infraestrutura hídrica, Carlos Eduardo Ribeiro, que conduziu as equipes por trechos estratégicos dos empreendimentos, ressaltando o andamento das intervenções, os prazos previstos para entregas, bem como os benefícios sociais e sanitários esperados para os municípios contemplados.
Obras avançadas
A vistoria percorreu os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Durante as visitas, tanto o CAF quanto a Sefaz foram surpreendidos com o rápido avanço das obras desde a última visita realizada.
Em Japaratinga, por exemplo, a Seinfra aguarda apenas a liberação por parte da companhia energética competente para que a estação de tratamento de água (ETA) seja ativada e assim, contribua diretamente na prevenção de doenças, auxilie na melhora da higiene e contribua também para a sustentabilidade hídrica de toda a região.
Em São Miguel dos Milagres, 50% das obras de abastecimento de água e 70% do sistema de esgotamento sanitário já foram concluídas. Já em Porto de Pedras, os avanços são ainda maiores: 60% dos trabalhos de abastecimento e 75% das obras de esgoto estão finalizados.
Todas as obras em execução no Litoral Norte de Alagoas encontram-se em estado célere de execução, e a expectativa é de que todas as intervenções sejam concluídas até o primeiro semestre de 2026, garantindo a universalização do acesso à água potável e a implantação plena do sistema de saneamento básico.
Eduardo Ribeiro enfatizou o impacto positivo que as obras deverão ter no cotidiano da população local, com destaque para a redução de perdas de água, a ampliação da cobertura dos serviços de saneamento e a melhoria na eficiência operacional dos sistemas já existentes. “Essa vistoria confirma a entrega de soluções estruturantes do Governo Paulo Dantas e da Seinfra para o Litoral Norte. O que estamos acompanhando aqui não são apenas obras, mas investimentos que vão garantir mais segurança hídrica, ampliar a rede de esgotamento sanitário e preparar a região para crescer de forma ordenada e sustentável”, ressaltou o superintendente.
“Nosso foco é assegurar que cada etapa seja executada com qualidade, para que a população receba serviços modernos, eficientes e à altura das necessidades do território”, concluiu o superintendente.
Representantes do CAF destacaram a importância dessa vistoria para a continuidade do apoio financeiro e técnico ao projeto, demonstrando o apoio da instituição ao desenvolvimento sustentável e à universalização dos serviços essenciais no estado de Alagoas.
A visita técnica, resultado da parceria entre a Seinfra e organismos internacionais, consolida avanços estratégicos para a infraestrutura hídrica e sanitária do litoral Norte de Alagoas, com foco na qualidade de vida da população e no fortalecimento das políticas públicas de saneamento.
Veja também
Últimas notícias
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
