Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Decisão é da juíza Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante
A Justiça concedeu um mandado de segurança que obriga a secretária de Educação do Passo de Camaragibe, Lindinalva Monteiro Cavalcante Silva, a fornecer informações sobre a gestão da pasta, incluindo processos licitatórios, comprovantes de pagamentos desde janeiro de 2021 e relação de servidores. A decisão é da juíza da Vara de Único Ofício do Passo de Camaragibe, Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante. A gestão do prefeito Ellisson Santos (Republicanos) informou que todas as informações relativas à gestão municipal já se encontram devidamente publicadas e atualizadas no Portal da Transparência do Município (confira a nota na íntegra no final da reportagem).
A decisão da magistrada publicada na terça-feira (16) atende a um pedido da ex-vereadora Mariana Santos Coutinho Nogueira e do cidadão camaragibano Rafael Tavares de Lima, que tiveram acesso negado as informações solicitadas, apesar de ter protocolado um requerimento administrativo em agosto 10 de agosto de 2023. O Ministério Público apresentou parecer no sentido da concessão da segurança.
No processo, Mariana Coutinho e Rafael Tavares e objetivam ter acesso a "supostos ilícitos praticados pela gestora da pasta de Educação do município de Passo de Camaragibe, qual consta pagamentos a empresas de funcionários lotados na secretaria, cargos cedidos a familiares, ausência de informações no portal da transparência quanto os processos de contratação e pagamentos realizados".
Diante do pedido do mandado de segurança, a juíza tomou a seguinte decisão: “Ante o exposto, concedo a segurança postulada, confirmando a medida liminar anteriormente deferida, para determinar à Secretária de Educação de Passo de Camaragibe/AL que forneça aos impetrantes o acesso às documentações referente aos processos licitatórios sobre sua gestão, todos os comprovantes de pagamentos realizados desde janeiro de 2021 e relação de seus servidores, entre contratados e comissionados”, publicou.
Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante tomou outra decisão no processo. “Condeno a parte impetrada ao ressarcimento das custas processuais pagas pelas partes impetrantes. Sem honorários advocatícios, nos termos das Súmulas 512 do STF e 105 do STJ”, sentenciou.
O governo municipal também comunicou que as informações objeto do referido Mandado de Segurança também foram disponibilizadas de forma específica às partes envolvidas, desde o início do ano de 2024.
Confira a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
No âmbito de Mandado de Segurança em trâmite perante o Poder Judiciário, a Prefeitura de Passo de Camaragibe esclarece que todas as informações relativas à gestão municipal já se encontram devidamente publicadas e atualizadas no Portal da Transparência do Município, ferramenta que foi criada na gestão do Prefeito Ellisson Santos, inexistente nas administrações anteriores.
Ressalta-se, ainda, que, além da ampla publicidade assegurada por meio do Portal da Transparência, as informações objeto do referido Mandado de Segurança também foram disponibilizadas de forma específica às partes envolvidas, desde o início do ano de 2024, atendendo às solicitações formuladas no âmbito do processo judicial.
A atual gestão reafirma seu compromisso com os princípios da publicidade, transparência e acesso à informação, permanecendo à disposição dos órgãos de controle, do Poder Judiciário e da sociedade para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Passo de Camaragibe/AL, 18 de dezembro de 2025.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
