Maragogi: Ministério Público cobra retirada imediata das barracas no Caminho de Moisés
Portaria foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26)
O Caminho de Moisés, em Maragogi, é um dos mais famosos cartões postais da Costa dos Corais e para garantir a proteção ambiental da área, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou procedimento administrativo para monitorar o cumprimento da recomendação que determina a retirada imediata de barracas que ficam no destaque turístico da Praia de Barra Grande. A portaria com a medida foi assinada pela promotora Francisca Paula de Jesus e publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial Eletrônico (DOE).
De acordo com a portaria publicada pelo MPAL, o principal objetivo da medida é acompanhar o cumprimento integral da Recomendação nº 003/2026 que orienta a Prefeitura de Maragogi a adotar providências imediatas para garantir a proteção ambiental da área. Entre as medidas está a retirada das estruturas e a proibição de novas ocupações no Caminho de Moisés.
A recomendação foi encaminhada à Prefeitura de Maragogi e a diversos órgãos municipais. Os gestores têm prazo de cinco dias para informar se acatam ou não as medidas, devendo apresentar justificativa em caso de negativa. O órgão também recomendou a aplicação de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, além de outras sanções previstas na legislação ambiental.
Segundo a portaria feita pela promotora Francisca Paula de Jesus, a atuação tem como base a necessidade de preservar o meio ambiente e garantir o cumprimento das normas ambientais, especialmente em áreas de grande relevância ecológica e turística.
Conforme a portaria publicada no Diário Oficial, o procedimento terá prazo inicial de um ano, podendo ser prorrogado, e inclui o acompanhamento das ações adotadas pelo município para evitar danos ambientais e assegurar a recuperação da área.
A Prefeitura de Maragogi informou que não foi notificada e assim que for notificada, adorará as medidas legais.
Veja também
Últimas notícias
Rick publicou vídeo em avião antes de helicóptero desaparecer em SC
Defensoria Pública leva atendimento gratuito a moradores de três bairros de Maceió
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
TST suspende julgamento de dissídio da greve dos Correios
Quaest: Lula e Flávio têm empate técnico no limite da margem no 1º turno
Helicóptero com cantor Rick e empresário desaparece durante voo em Santa Catarina
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
