Homem bebe 12 energéticos de uma vez e quase morre com pancreatite aguda
O paciente, identificado apenas como "JS", era um jogador de video games de 36 anos

O abuso de ingestão de bebidas com cafeína pode trazer consequências fatais, como revelou o Dr. Bernard Hsu, médico e youtuber norte-americano que compartilha casos atendidos por ele ou colegas de profissão. Ele relatou em um vídeo o caso de um homem que quase morreu após beber 12 latas de energético em 10 minutos. Seu corpo havia reagido e desenvolveu uma pancreatite aguda, um processo inflamatório no qual as próprias enzimas pancreáticas fazem a autodigestão do pâncreas.
O paciente, identificado apenas como "JS", era um jogador de video games de 36 anos. Ele foi internado após sentir fortes dores abdominais e chegar vomitando ao pronto-socorro. Inicialmente, o rapaz não mencionou aos médicos ter bebido tantas latas de energético, as quais eram disponibilizadas no escritório da empresa em que JS trabalhava. O youtuber conta que as dores surgiram no momento que ele ingeriu o líquido, mas o paciente esperou um dia para poder ir ao hospital.
Ao invés de buscar ajuda médica, o homem decidiu jogar para se distrair, mesmo sentindo seu coração agitado, conta o médico. Em seguida, as dores passaram para as costas, e ele decidiu ingerir uma dose de licor para melhorar os sintomas. Entretanto, a ideia não deu certo e ele acabou vomitando. A partir desse momento, ele não conseguia mais comer ou beber nada, nem mesmo água. Foi então que JS ligou para o serviço de emergência e foi levado para o hospital.
Exames iniciais apontaram altos níveis de glicose no sangue do paciente, causados pelo acúmulo de mais de 600 gramas de açúcar absorvidos por seu organismo quando ele bebeu as 12 latas de energético. Segundo o médico, cada uma delas tem cerca de 50 gramas de açúcar em sua composição. Além disso, outros resultados laboratoriais mostraram que JS tinha uma grande quantidade de enzima degradadora de gordura, o que indicou aos médicos que seu pâncreas tinha começado a se autodigerir.
A pancreatite aguda causou ainda uma infeção por bactérias e fungos em seu abdômen, por isso ele precisou ser medicado com antibióticos e seguir internado por alguns dias. Com o devido tratamento médico, ele se recuperou e saiu "com senso de vida renovado", destaca o Dr. Hsu.
O médico finaliza alertando a todos que casos como esses podem ocorrer com qualquer pessoa, principalmente àqueles que consumem bebidas energéticas frequentemente. Embora não existam estudos que possam afirmar em definitivo a causa da doença - devido à dificuldade de se analisar o pâncreas de um doente -, ele destaca haver sim "uma associação entre o consumo em excesso de energético e a pancreatite".
Últimas notícias

Teca Nelma participa de audiência que revela novos dados sobre colapso causado pela Braskem em Maceió

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

"Investir em novas creches é dar oportunidade para toda a família", afirma deputado Daniel

Morre o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Alagoas terá mais um fim de semana com tempo instável, indica previsão da Semarh/AL

Júri popular: 5ª Vara de Arapiraca abre inscrições para jurados voluntários
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
