Homem bebe 12 energéticos de uma vez e quase morre com pancreatite aguda
O paciente, identificado apenas como "JS", era um jogador de video games de 36 anos
O abuso de ingestão de bebidas com cafeína pode trazer consequências fatais, como revelou o Dr. Bernard Hsu, médico e youtuber norte-americano que compartilha casos atendidos por ele ou colegas de profissão. Ele relatou em um vídeo o caso de um homem que quase morreu após beber 12 latas de energético em 10 minutos. Seu corpo havia reagido e desenvolveu uma pancreatite aguda, um processo inflamatório no qual as próprias enzimas pancreáticas fazem a autodigestão do pâncreas.
O paciente, identificado apenas como "JS", era um jogador de video games de 36 anos. Ele foi internado após sentir fortes dores abdominais e chegar vomitando ao pronto-socorro. Inicialmente, o rapaz não mencionou aos médicos ter bebido tantas latas de energético, as quais eram disponibilizadas no escritório da empresa em que JS trabalhava. O youtuber conta que as dores surgiram no momento que ele ingeriu o líquido, mas o paciente esperou um dia para poder ir ao hospital.
Ao invés de buscar ajuda médica, o homem decidiu jogar para se distrair, mesmo sentindo seu coração agitado, conta o médico. Em seguida, as dores passaram para as costas, e ele decidiu ingerir uma dose de licor para melhorar os sintomas. Entretanto, a ideia não deu certo e ele acabou vomitando. A partir desse momento, ele não conseguia mais comer ou beber nada, nem mesmo água. Foi então que JS ligou para o serviço de emergência e foi levado para o hospital.
Exames iniciais apontaram altos níveis de glicose no sangue do paciente, causados pelo acúmulo de mais de 600 gramas de açúcar absorvidos por seu organismo quando ele bebeu as 12 latas de energético. Segundo o médico, cada uma delas tem cerca de 50 gramas de açúcar em sua composição. Além disso, outros resultados laboratoriais mostraram que JS tinha uma grande quantidade de enzima degradadora de gordura, o que indicou aos médicos que seu pâncreas tinha começado a se autodigerir.
A pancreatite aguda causou ainda uma infeção por bactérias e fungos em seu abdômen, por isso ele precisou ser medicado com antibióticos e seguir internado por alguns dias. Com o devido tratamento médico, ele se recuperou e saiu "com senso de vida renovado", destaca o Dr. Hsu.
O médico finaliza alertando a todos que casos como esses podem ocorrer com qualquer pessoa, principalmente àqueles que consumem bebidas energéticas frequentemente. Embora não existam estudos que possam afirmar em definitivo a causa da doença - devido à dificuldade de se analisar o pâncreas de um doente -, ele destaca haver sim "uma associação entre o consumo em excesso de energético e a pancreatite".
Últimas notícias
Bandidos agridem vítima e roubam motocicleta em Palmeira dos Índios
Usuário de drogas é preso por agredir pai e mãe em Arapiraca
Jovem é morto a tiros em via pública do bairro Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
