Segurança

Reunião conjunta nesta sexta-feira (14) implanta ronda escolar Anjos da Guarda em Palmeira dos Índios

O município aprovou lei de segurança nas escolas na última quarta-feira (12)

Por Thaís Andrade 14/04/2023 17h05 - Atualizado em 03/05/2023 17h05
Reunião conjunta nesta sexta-feira (14) implanta ronda escolar Anjos da Guarda em Palmeira dos Índios
Ronda escolar Anjos da Guarda é implantada em Palmeira dos Índios - Foto: Weverton Bruno/ 7Segundos

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), a reunião para discutir e implantar as medidas de segurança nos ambientes de ensino em Palmeira dos índios. Estiveram presentes o Prefeito, Júlio César, representantes da atual gestão, representantes das escolas, vereadores e as forças de segurança pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal.

Imagem: Weverton Bruno/ 7Segundos


A cidade de Palmeira dos Índios aprovou na última quarta-feira (12) a lei de segurança nas escolas, onde autoriza segurança armada e a implantação de cerca elétrica e de vídeo monitoramento na rede pública municipal.


Durante a reunião foi determinado que as medidas aprovadas na lei municipal sejam tomadas de imediato. “As escolas públicas vão passar por um processo de adequação, detectores de metais, a ronda escolar já a partir de segunda-feira. Determinei a compra de raios-X para as escolas maiores e as portas com detectores de metais. Nós também vamos implantar circuito internos de tv e serpentinas ou cercas elétricas a depender da necessidade.”, afirmou Júlio César.


Outra questão discutida foi à ampliação das medias para as redes de ensino particular, além das universidades presentes no município. “Estamos fazendo o projeto de Palmeira. Eu acredito que em oito dias já vai ter o programa de Palmeira criado na plataforma da Senasp, que é a Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculado com ao Ministério da Justiça e nós vamos criar hoje uma rede de vigilância e proteção para as escolas públicas e particulares, as universidades públicas e particulares e instituto federal.”, informou o prefeito.


Além da segurança física, as frentes da rede de apoio de segurança as escola, estão construindo uma equipe multidisciplinar com psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Esses profissionais estarão presentes nas escolas para cuidar da saúde psicológica dos alunos e irão mapear o perfil social e sócio-familiar de cada aluno, buscando conhecer as crianças e jovens. Essa medida tem como objetivo reconhecer com facilidade comportamentos suspeitos de agressão.


A vereadora Sheilla Duarte (PT), apoiadora das causas das professoras e crianças, também esteve presente na reunião e falou da importância do trabalho em equipe que está sendo construído em Palmeira. “Eu ouvi vários relatos de mães dizendo que as crianças não querem ir pra escola porque estão com medo. E o discurso das mães mudou, não é mais dizer ‘preste atenção na aula’, agora é ‘quem está perto, o que está acontecendo’. E Palmeira dos Índios tem acolhido através do poder executivo, legislativo, das seguranças públicas e de todos que criam essa rede. Essa é uma rede de proteção as nossas crianças e as nossas famílias, que são nosso bem maior.”, completou a vereadora.


Outras medidas importantes estão sendo tomadas em Palmeira dos Índios, uma delas é o desenvolvimento de um aplicativo que será capaz de acionar a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal caso seja necessário. “Esse aplicativo terá o nome de Anjo da Guarda e está sendo desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da prefeitura de Palmeira. Em 15 ou 20 dias nós já vamos apresenta-lo para as duas plataformas, tanto IOS como Androide. E nós também vamos disponibiliza-los gratuitamente para o Brasil inteiro.”, disse o prefeito.

Além disso, a prefeitura irá lançar uma campanha publicitária contra a prática de bullying e contra a disseminação de fake news, as famosas notícias falsas.

A ronda escolar também levará o nome de Anjos da Guarda, o comandante Dantas da Polícia Militar de Alagoas, explicou que o primeiro trabalho a ser feito será de orientação aos pais, aos professores e diretores sobre comportamento suspeito e direcionar como acionar a polícia. Após esse primeiro momento, as equipes da guarda escolar irão fazer rondas diárias ao entorno e dentro das escolas. “As visitas serão feitas de segunda a sexta, nos horários da manhã e da tarde, tanto na área rural como na urbana.”, explicou o comandante.

Já a Polícia Civil de Alagoas, afirmou o compromisso em continuar com o trabalho preventivo e garantiu que a polícia terá um trabalho eficiente em casos de ataques escolares. “A Policia Civil já tem um trabalho ostensivo de prevenção, fazendo rondas diariamente nas escolas e nós vamos continuar reprimindo esse tipo de conduta. Caso venha ocorrer nós vamos correr atrás para tentar chegar aos autores, vamos mostrar que a policia vai descobrir quem fez e vai ter repressão, e mostrar que ninguém está escondido porque está no meio virtual.”, falou Diego Martins, chefe de operação da 5° Delegacia Regional de Polícia Civil.

O Prefeito, Júlio César, pede para que os pais estejam atentos aos seus filhos e trabalhem lado a lado da rede de apoio que foi criada, para que Palmeira dos Índios continue proporcionando ambientes escolares seguros e confiáveis. Pois o trabalho em conjunto será mais ágil e eficaz. “Não é uma questão de responsabilidade só do estado, mas também dos pais e das mães. Então nós vamos fazer tudo o que for preciso e necessário para que possam garantir mais tranquilidade nas escolas, paz nas escolas, uma cultura de paz na rede estudantil e claro, a escola precisa cumprir o seu papel.”, completou o prefeito.