Em Palmeira, homem é absolvido após 1 ano preso por suspeita de furto de botijão de gás
A Defensoria encerrou o processo que se estendeu por mais de três anos

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas obteve a absolvição de um cidadão acusado de furtar um botijão de gás em Palmeira dos Índios. A decisão foi proferida por meio de sentença judicial na última semana, encerrando um processo que se estendeu por mais de três anos. Durante esse período, o acusado passou pelo menos um ano e quatro meses em prisão preventiva. No período, ele foi assistido pelos Defensores Públicos Gustavo Barbosa Giudicelle e Fábio Ricardo de Albuquerque de Lima.
Conforme relatado nos autos, na noite de 04 de dezembro de 2021, o cidadão teria entrado em uma distribuidora de gás em Palmeira dos Índios, subtraindo um único botijão avaliado em R$ 300. Poucos minutos após o ocorrido, ele teria sido abordado por guardas civis, confessando imediatamente o ato e sendo preso em flagrante. No dia seguinte, ele passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada.
A Defensoria Pública apresentou um pedido de habeas corpus ainda em dezembro daquele ano, sob o argumento de que o rapaz não representava risco à ordem pública, e a manutenção da prisão seria desproporcional ao ato cometido. Contudo, o pedido foi negado, e o rapaz permaneceu preso por mais de um ano.
A liberdade do cidadão só foi alcançada em abril de 2023, durante a audiência de instrução, quando a Defensoria Pública solicitou a absolvição do acusado com base na aplicação do princípio da insignificância, levando em consideração a falta de provas, a inexistência de impacto significativo e a ausência de razões para a intervenção do Estado no caso.
Depois da soltura do cidadão, o processo prosseguiu por, aproximadamente, mais nove meses, até a prolação da sentença, que o absolveu do crime e retirou todas as medidas cautelares que ele ainda precisava cumprir, pontuando que o fato praticado pelo cidadão não constituiu uma infração penal.
Últimas notícias

TJAL inaugura Arquivo Judiciário e novas instalações no Fórum de Arapiraca

Ao lado de Messias, Lula recebe deputado e bispos evangélicos no Planalto

PRF prende homem com mandado de prisão por pensão alimentícia, em Joaquim Gomes

Governo de Alagoas oferta exame gratuito de mamografia para servidoras do Estado

Lula decide indicar Jorge Messias como novo ministro do STF

Circuito Penedo de Cinema abre inscrições para curadoria da Mostra Cineclubista
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
