Meio ambiente

Água para todos: Palmeira dos Índios terá quatro novos sistemas de dessalinização

Governo também anunciou outras ações para o município, como a implantação de Pontos de Entrega Voluntária e a recuperação de nascentes

Por 7Segundos com Assessoria 19/02/2025 10h10
Água para todos: Palmeira dos Índios terá quatro novos sistemas de dessalinização
Palmeira dos Índios terá quatro novos sistemas de dessalinização - Foto: Assessoria

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, anunciou nesta terça-feira (18), durante reunião com a prefeita Tia Júlia, de Palmeira dos Índios, a implantação total de quatro sistemas de dessalinização do Programa Água Doce em Palmeira dos Índios, beneficiando as comunidades de Tabacaria, São José de Baixo, Aldeia Riacho Fundo e Sítio Baixio.

Há também a possibilidade de perfuração de novos poços nas comunidades de Lavras II, Craíbas Torta, Aldeia Indígena Boqueirão, além da análise de implantação de um poço no Sítio Cafundó e no Polo Industrial do município.

Secretario Semarh Gino Cesar. Foto: Assessoria

Palmeira dos Índios se encontra em seca moderada, segundo o Monitor de Secas, o que aumenta a atenção sobre o abastecimento de água na zona rural.

“O governador Paulo Dantas tem como prioridade garantir que a água chegue a quem mais precisa. A seca castiga nossa gente, mas com trabalho, planejamento e ação, estamos levando soluções concretas para melhorar a qualidade de vida da população rural”, afirmou Gino César.

Acompanhada da vice-prefeita, Sheila Duarte, e do ex-prefeito Júlio Cézar, a prefeita expressou sua gratidão pela colaboração com o Governo. 

“Muito obrigado por esse apoio, por essas portas abertas, por ajudar Palmeira dos Índios. E nós sempre estamos aqui pedindo pelo povo mais necessitado, pois sabemos da dedicação do Governo do Estado para ajudar as pessoas”, destacou Tia Júlia.

Outros projetos também foram citados, como a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), a recuperação de nascentes e o fornecimento de mudas para arborização urbana. 

A expectativa é de que essas ações tragam impactos positivos duradouros para o município, garantindo o abastecimento de água na zona rural, incluindo comunidades quilombolas e indígenas, mas também promovendo o desenvolvimento sustentável na zona urbana.