“Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa riqueza cultural” diz secretário Julio Cezar
Governo de Alagoas reforça apoio ao setor artesanato e promove oportunidades
Alagoas voltou a brilhar no cenário nacional do artesanato com sua marcante participação na 19ª edição do Salão do Artesanato, realizado de 21 a 25 de maio, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Representando o Governo de Alagoas, o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Julio Cezar, esteve presente no evento para reforçar o apoio do Estado ao setor artesanal.
“O compromisso do governador Paulo Dantas com o setor é claro: fomentar e apoiar o artesanato como uma das expressões mais fortes da nossa identidade cultural. É com essa união que garantimos que nossos artesãos tenham visibilidade, reconhecimento e oportunidades reais de crescimento. Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa maior riqueza cultural”, destacou, Julio Cezar.
A feira, considerada uma das maiores do segmento no Brasil, reúne mestres artesãos, designers e criadores de todo o país. Alagoas marca presença com mais de 30 produções artesanais, representando associações, cooperativas e a Federação dos Artesãos. Municípios como Penedo, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Capela, Porto de Pedras, entre outros, destacam a diversidade e a riqueza do artesanato alagoano.
Durante a visita, o secretário Julio Cezar ressaltou o papel estratégico do artesanato na valorização da cultura e identidade de Alagoas, além de seu potencial econômico. “Quando Alagoas está entre os 100 melhores do Brasil no setor artesanal, isso é reflexo de um trabalho conjunto. A SERFI está aqui, junto com o Governo do Estado, o Sebrae e outras instituições, fortalecendo esse movimento que promove nossa cultura e gera emprego e renda para quem vive do fazer manual”, afirmou.
O Estado tem se consolidado como referência no incentivo à produção artesanal por meio do programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela SERFI. Em 2024, os artesãos alagoanos comercializaram mais de R$ 500 mil durante o evento. Para 2025, a expectativa é de um crescimento mínimo de 15% nas vendas, impulsionado pelo fortalecimento da cadeia produtiva e pelo crescente interesse do público.
A presença do Estado no evento é resultado da união de esforços de diversas secretarias, como a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), comandada por Bárbara Braga; a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), sob liderança de Melina Freitas; e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), dirigida por Paula Dantas. Todas essas pastas, em articulação com a SERFI, têm garantido que o artesanato alagoano esteja presente e valorizado em eventos de grande porte.
Veja também
Últimas notícias
Jovem amarrado e executado em Porto Calvo ainda não foi identificado
Carreta é retirada da pista e BR-101 é liberada em Porto Real do Colégio
Táxis de Arapiraca terão cor branca como novo padrão após consulta pública
Prefeitura leva mais 50 alunos da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra
Saúde Até Você oferece 440 consultas especializadas neste sábado em Palmeira
Tia Júlia vistoria obras de 400 casas em Palmeira dos Índios e anuncia entrega
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
