Turismo

“Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa riqueza cultural” diz secretário Julio Cezar

Governo de Alagoas reforça apoio ao setor artesanato e promove oportunidades

Por 7Segundos, com Assessoria 23/05/2025 10h10
“Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa riqueza cultural” diz secretário Julio Cezar
Julio Cezar ressaltou o papel estratégico do artesanato na valorização da cultura e identidade de Alagoas - Foto: Assessoria

Alagoas voltou a brilhar no cenário nacional do artesanato com sua marcante participação na 19ª edição do Salão do Artesanato, realizado de 21 a 25 de maio, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Representando o Governo de Alagoas, o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Julio Cezar, esteve presente no evento para reforçar o apoio do Estado ao setor artesanal.

“O compromisso do governador Paulo Dantas com o setor é claro: fomentar e apoiar o artesanato como uma das expressões mais fortes da nossa identidade cultural. É com essa união que garantimos que nossos artesãos tenham visibilidade, reconhecimento e oportunidades reais de crescimento. Alagoas faz bonito no Salão do Artesanato e mostra ao Brasil nossa maior riqueza cultural”, destacou, Julio Cezar.

A feira, considerada uma das maiores do segmento no Brasil, reúne mestres artesãos, designers e criadores de todo o país. Alagoas marca presença com mais de 30 produções artesanais, representando associações, cooperativas e a Federação dos Artesãos. Municípios como Penedo, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Capela, Porto de Pedras, entre outros, destacam a diversidade e a riqueza do artesanato alagoano.

Durante a visita, o secretário Julio Cezar ressaltou o papel estratégico do artesanato na valorização da cultura e identidade de Alagoas, além de seu potencial econômico. “Quando Alagoas está entre os 100 melhores do Brasil no setor artesanal, isso é reflexo de um trabalho conjunto. A SERFI está aqui, junto com o Governo do Estado, o Sebrae e outras instituições, fortalecendo esse movimento que promove nossa cultura e gera emprego e renda para quem vive do fazer manual”, afirmou.

O Estado tem se consolidado como referência no incentivo à produção artesanal por meio do programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela SERFI. Em 2024, os artesãos alagoanos comercializaram mais de R$ 500 mil durante o evento. Para 2025, a expectativa é de um crescimento mínimo de 15% nas vendas, impulsionado pelo fortalecimento da cadeia produtiva e pelo crescente interesse do público.

A presença do Estado no evento é resultado da união de esforços de diversas secretarias, como a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), comandada por Bárbara Braga; a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), sob liderança de Melina Freitas; e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), dirigida por Paula Dantas. Todas essas pastas, em articulação com a SERFI, têm garantido que o artesanato alagoano esteja presente e valorizado em eventos de grande porte.