Saúde

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

As autoridades reforçam, no entanto, o pedido de cautela à população, recomendando que consumidores evitem bebidas e produtos de origem desconhecida

Por Lane Gois 06/10/2025 20h08 - Atualizado em 06/10/2025 20h08
Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas
Bebidas adulteradas com metanol podem causar intoxicação grave, cegueira e até morte - Foto: Divulgação

As autoridades de saúde de Alagoas investigam um caso suspeito de intoxicação por metanol registrado neste fim de semana. A vítima é um jovem de 22 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios na madrugada deste domingo (6).

Inicialmente, o paciente apresentava sintomas semelhantes aos de bronquite asmática, mas o quadro clínico levantou a suspeita de intoxicação por metanol. Devido à gravidade, ele foi transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, onde permanece internado.

A Secretaria de Saúde de Estrela de Alagoas foi notificada e informou que o município está à disposição das autoridades estaduais para colaborar nas investigações. O portal da prefeitura de Palmeira dos Índios chegou a confirmar o caso como intoxicação por metanol, mas posteriormente informou que ainda se trata de suspeita, aguardando confirmação laboratorial.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, em parceria com a Vigilância Sanitária, iniciou uma operação preventiva para identificar possíveis mercadorias contaminadas na região. Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado, nem foram encontrados produtos com procedência duvidosa.

As autoridades reforçam, no entanto, o pedido de cautela à população, recomendando que consumidores evitem bebidas e produtos de origem desconhecida até a conclusão das investigações.



*Estagiário sob supervisão