Politicando
Secretário de Estado visita MPF/AL e apresenta providências adotadas na saúde

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), representado pela procuradora dos Direitos do Cidadão em Alagoas Roberta Barbosa Bomfim, recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde, Carlos Christian Reis Teixeira, no começo desta semana. Na ocasião, o gestor apresentou providências adotadas pelo Estado de Alagoas em atendimento a algumas das demandas deste órgão ministerial.
A Procuradoria dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Alagoas atua fortemente na proteção do direito à saúde pública de qualidade e ao atendimento universal da população no estado, portanto, são inúmeros os ofícios e recomendações destinados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que explicações sejam dadas e providências adotadas.
Assim, por ocasião da visita institucional, temas delicados como: desabastecimento de medicamentos, hospitais conveniados ao estado sem leitos para pacientes do SUS e leitos fechados na Maternidade Escola Santa Mônica, foram abordados.
Falta de medicamentos – O secretário informou que quatro ou cinco pregoeiros serão destinados apenas às licitações da Sesau, atendendo às peculiaridades do setor. Ele espera que com a abertura de pregões, fornecedores de outros estados, que trabalham com preços mais acessíveis, sejam atraídos.
Hospitais conveniados – Apesar de receberem repasses do Estado, hospitais conveniados, a exemplo do Hospital do Açúcar, apresentam dificuldade na disponibilidade de leitos aos pacientes do SUS. O secretário esclareceu que a atual gestão da Sesau tem sido severa na fiscalização dos hospitais e que tem organizado a pasta, a fim de empreender as modificações necessárias, como a diminuição do prazo de pagamento aos hospitais, argumento muitas vezes usado para justificar a falta de leitos pelo SUS.
Hospital Escola Santa Mônica – A procuradora mencionou a Recomendação expedida ao Ministério da Saúde visando a adequação dos repasses federais destinados à Santa Mônica, considerando a parcialidade dos leitos de UCI e UTI neonatal efetivamente disponibilizados aos bebês. O gestor esclareceu que a saída de servidores para a inatividade deve viabilizar a convocação e nomeação da reserva técnica necessária à solução do problema de pessoal e que esta é a intenção do governador.
Christian Teixeira ressaltou os investimentos na saúde, como a inauguração de novas unidades hospitalares visando ampliar o atendimento, citando o Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano.
A procuradora da República Roberta Bomfim disse ao secretário que a titularidade de uma pasta como a Saúde num estado como Alagoas é uma missão grandiosa. “O Ministério Público Federal conta com o avanço da gestão como forma de propiciar a adequada e necessária tutela à saúde dos cidadãos”, finalizou.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde
