ASA

Confira a trajetória do ASA de Arapiraca em 2013

Por Redação 31/12/2013 12h12

Cláudio Barbosa

Repórter

A temporada de 2013 pode ser considerada como atípica para a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). O início chegou a ser promissor, quando após perder os três primeiros jogos na Copa do Nordeste, conseguiu uma arrancada espetacular e chegou à decisão contra o Campinense (PB), sendo vice-campeã.

O vice-campeonato do Nordeste trouxe para a direção, torcida e imprensa a expectativa que o time tivesse uma temporada vitoriosa. E até conseguiu um feito inédito para o clube em termos de Copa do Brasil, tendo avançado até a terceira fase, quando foi eliminado pelo Flamengo (RJ). O clube carioca, inclusive, ficou o título da competição.

Entretanto, no campeonato alagoano foi eliminado pelo CSA na fase semifinal e não conseguiu chegar à decisão. Como consequência, perdeu as vagas nas Copas do Brasil e do Nordeste. Quanto a vaga na Copa do Brasil, está conseguindo recuperar, uma vez que concluiu a temporada na 31ª posição no ranking de clubes da CBF.

A equipe iniciou sua quarta participação seguida na série B tentando manter a vaga para 2014. Ao contrário do que foi planejado, encerrou a competição na 20ª colocação com apenas 35 pontos conquistados nos 38 jogos que realizou e, ainda, ficou com a defesa mais vazada da competição, sofrendo 75 gols.

O decesso acabou ofuscando conquistas importantes. Citamos aqui dois exemplos, sendo o primeiro deles a Certidão Negativa de Débitos, que possibilitou o contrato de patrocínio com a Caixa Econômica Federal. O segundo, as obras do Centro de Treinamentos, na comunidade de Bananeiras.

Números

Alguns números da temporada 2013 refletem a instabilidade vivenciada. Ao contrário de temporadas anteriores, não houve uma sequência de trabalho e aconteceram sete mudanças de comando técnico, sendo que Leandro Campos e Ricardo Silva tiveram duas passagens cada. O time também foi comandado pelo auxiliar Moisés de Lima Neto e por Vinicius Eutrópio, Edson Gaúcho e Heron Ferreira, que concluiu a temporada e foi mantido para 2014. Também aconteceram várias mudanças na preparação física.

Curiosamente, Vinicius Eutrópio que foi dispensado após o vencer time do CEO em partida válida pelo campeonato alagoano, encerrou a temporada comandando o acesso do Figueirense(SC) a série A do Campeonato Brasileiro.

Muitos jogadores deixaram o time ao longo da temporada. Alguns chegaram em Arapiraca bastante referendados, mas não conseguiram render o suficiente, até mesmo pela falta de oportunidades ou outros motivos. O caso que mais chamou atenção foi em referência ao atacante William Henrique, que foi dispensado após um problema com o então treinador Leandro Campos. Retornou ao Vitória e foi peça importante na manutenção do clube baiano na elite nacional.

Quem retornou ao clube foi o atacante Lúcio Maranhão, que estava por empréstimo no Vitória (BA). Apesar de ter chegado com a competição em andamento e ainda sofrido uma lesão no joelho direito, foi o artilheiro da equipe alagoana na série B, com 12 gols marcados.

Ocorreram também muitas lesões durante jogos e treinamentos, sendo que quatro jogadores passaram por cirurgias: O primeiro deles foi o meia Valdivia, que sofreu fratura no tornozelo direito num amistoso diante do Itabaiana (SE). Os volantes Basílio, Cal e Rudiero também passaram por cirurgias, respectivamente de joelho, clavícula e adutor da coxa.

Além disso, vários jogadores passaram praticamente toda a temporada no “estaleiro”, a exemplo do lateral esquerdo Chiquinho Baiano e o volante Milton Júnior.

Próxima temporada

Ficam as lições para a próxima temporada. Em termos de mudanças, o preparador de goleiros Adriano Soares deixou o clube e seguiu para o Treze (PB), onde voltará a trabalhar com o goleiro Gilson e o técnico Leandro Campos.Jorge Ferreira, o conhecido "Jorgeira" será o novo preparador de goleiros.

Edmilson Sena voltou a preparação física, substituindo Gabriel Peixto que deixou o clube juntamente com Adriano Oliveira. Quem também deixou o clube foi o gerente de futebol Marcelo de Jesus, que será substituído por Sidney Ferreira, que já havia gerenciado o clube nas temporadas 2008 e 2009.

Em termos de diretoria, José dos Santos Oliveira (Zé da Danco) deixou a diretoria executiva, porém, deixou claro que vai continuar colaborando com a equipe na próxima temporada. A novidade fica por conta da Comissão Gestora, formada por Jotinha Alexandre (presidente executivo), Celso Marcos e Rogério Siqueira.

Após várias temporadas uma mudança na fornecedora do material para o elenco profissional e da base. Sai a Tronadon e chega Super Bolla, empresa sediada em Goiás.

E por falar na base, a equipe será representada pelo segundo ano consecutivo na Copa São Paulo de Futebol Junior, que acontece no período de 04 a 25 de janeiro. Na primeira fase, o ASA ficará na cidade de Ilha Bela.