Time mineiro é indiciado por exploração de menores
O Ministério Público de Minas Gerais divulgou uma nota oficial relatando que o Villa Nova-MG, tradicional clube de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está sendo acionado na Justiça por exploração de jogadores menores de 18 anos. Segundo a nota, o clube é acusado de não fornecer condições adequadas para a garantia dos direitos dos adolescentes.
O próprio Ministério Público entrou com a ação. Ainda de acordo com o texto, há um acordo judicial em que o Villa se compromete a não dar continuidade às suas categorias de base, o que estaria sendo descumprido. Há também a acusação de que o clube não oferece condições de limpeza, segurança e conforto para os atletas, além de não assinar contrato.
As categorias de base do clube são terceirizadas, o que é um problema, segundo a promotora de Justiça de Nova Lima Cláudia de Oliveira Ignez.
- O clube não realiza qualquer tipo de acompanhamento em relação ao tratamento que seus parceiros dispensam aos menores, que muitas vezes são vítimas de lesão e exploração causadas pelo ganancioso mercado da bola. O clube se recusa a assumir qualquer tipo de responsabilidade em relação aos direitos dos adolescentes.
Na ação, o MP-MG pede a imediata devolução às famílias de todos os atletas menores de 18 anos que estão alojados nas dependências do clube. Pede também a proibição de que novos jogadores sejam alojados no local, o que, segundo a acusação, implica na ruptura da convivência familiar.
Segundo a nota, "caso a Justiça acate os pedidos, o Villa Nova-MG terá que arcar, em caso de descumprimento, com multa diária de mil reais para cada obrigação não atendida e cada menor encontrado em situação irregular".
O Villa Nova, por meio de sua assessoria, disse que ainda não foi notificado da ação e que, quando for, irá procurar se adequar às exigências ou recorrer, caso não concorde com as acusações.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
