Esportes Mundo

Eliminatórias Sul-americanas: Uruguai e Brasil se enfrentam na noite desta quinta-feira

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 23/03/2017 08h08
Eliminatórias Sul-americanas: Uruguai e Brasil se enfrentam na noite desta quinta-feira
Roberto Firmino ganha vaga de Gabriel Jesus - Foto: Pedro Martins /MoWa Press

Brasil e Uruguai farão na noite desta quinta-feira, às 20h (de Brasília), um tradicional clássico nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. O Brasil tem 27 pontos e o Uruguai 23. São as duas seleções com maior possibilidade de irem à Copa do Mundo de 2018 neste momento.Nesta noite, ou o Brasil dispara ou o Uruguai encosta e embola novamente a disputa pela ponta.

O Brasil não perde do Uruguai há 16 anos. A última derrota foi na estreia de Luiz Felipe Scolari no comando da equipe, em 1º de julho de 2001: 1x0 no mesmo estádio Centenário, palco do jogo desta noite. Por outro lado, há um tabu a ser quebrado. Neymar, principal craque brasileiro, jamais fez um gol contra a Celeste. 

As melhores defesas x os melhores ataques

Ninguém fez mais gols nas eliminatórias do que o Brasil: 28 em 12 jogos. E ninguém sofreu menos gols do que o Brasil: 9. O Uruguai é o segundo nos dois quesitos: marcou 24 e levou 11. Com estilos diferentes, como a bola no chão canarinho ou os lançamentos longos da Celeste, as equipes têm alcançado o equilíbrio que todo técnico sonha: ataque eficiente e defesa segura.

No Uruguai, Suárez não joga, mas o artilheiro das eliminatórias é Edinson Cavani, com oito gols. No melhor ano individual de sua carreira, o atacante deverá atuar com uma função de maior dedicação ao time nesta quinta-feira, aberto pelo lado direito, auxiliando na marcação.

No Brasil, Gabriel Jesus não joga e o alagoano Roberto Firmino será o substituto. 

FICHA TÉCNICA

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino. Técnico: Tite
URUGUAI: Martín Silva, Máxi Pereira, Coates, Godín e Gastón Silva; Arévalo Rios; Vecino, Carlos Sánchez, Crístian Rodríguez e Cavani; Diego Rolán. Técnico: Oscar Tabárez