Alagoas

Juiz Maurício Brêda é o novo presidente do Conselho Estadual de Segurança

Nomeação foi divulgada nesta sexta-feira

26/10/2012 18h06
Juiz Maurício Brêda é o novo presidente do Conselho Estadual de Segurança
Da redação

Durante reunião, na tarde desta sexta-feira (26), o governador Teotonio Vilela Filho anunciou o juiz Maurício Brêda, como o nome do novo presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg). A decisão foi revelada enquanto o Plano Brasil Mais Segura era avaliado durante o encontro, pela comissão presente.

Com a saída do então presidente, Paulo Henirque Falcão Breda, da presidência do órgão, o magistrado escolhido - que já fazia parte do colegiado do conselho - assume o posto deixado por seu antecessor. Paulo Breda renunciou a presidência do Conseg para disputar as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

Para ocupar o cargo da presidência do órgão colegiado, a escolha é feita exclusivamente pelo governo do Estado. Presente à reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Segurança Pública, Maurício Brêda agradeceu a confiança do governador, depositada em sua pessoa.

Maurício Brêda ainda responde pela Comarca de Traipu, além da 7ª Vara Criminal da Capital. O juiz atua, ainda, em outras Varas onde exerce a função de juiz substituto. O magistrado é conhecido por sua atuação frente à 7º Vara Criminal, que julga processos referentes ao crime organizado.

A única lástima do ex-presidente Paulo Breda, é por ter deixado o cargo sem conseguir acabar com as assessorias militares no Estado. No entanto, à época ele considerou importantes as discussões iniciadas no Conseg e que levaram o governador do Estado a reduzir o efetivo da Polícia Militar no Palácio República dos Palmares, devolvendo os policiais para o trabalho nas ruas.

Como funciona o Conseg

O Conseg é o órgão deliberativo e consultivo do governo do Estado para as matérias relativas à Segurança Pública. O colegiado é composto por representantes das polícias alagoanas, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado e da Defensoria Pública.