Autismo será tema da Semana Azul em Arapiraca
Arapiraca vai sediar, de 31 de março a 05 de abril, a Semana Azul. A iniciativa pretende conscientizar a população sobre o autismo, doença que atinge uma em cada 110 crianças, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos. Neste período, serão realizadas diversas atividades com a finalidade de esclarecer sobre a deficiência.
A programação inclui palestras com diferentes profissionais, oficinas, cinema, música e teatro. Também serão realizadas caminhadas, panfletagem, motociata e paradas em faixas de trânsito.
“No dia 2 de abril, Dia da Conscientização Mundial do Autismo, nosso objetivo é fazer com que as pessoas saibam o que é o autismo. Estamos nos mobilizando também para que no dia o maior número de pessoas vista azul. A cor (azul) é usada, em virtude do autismo ser diagnosticado, em sua maioria, em meninos”, afirma a pedagoga Nayara Stheffany Tenório de Barros.
A decisão de realizar o evento surgiu do empresário Ciro Magalhães ao ser procurado por uma amiga, mãe de um autista. Ela pediu para ele fazer algo para lembrar as pessoas sobre o Dia Dia da Conscientização Mundial do Autismo. Ele pesquisou o assunto e conversou com Nayara e começaram a organizar a Semana, junto com o Colégio Multivisão e a Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas.
“Eu queria uma ação maior que envolvesse a sociedade e servisse como uma ajuda para a identificação do autismo pelas pessoas leigas, que podem estar com o problema à frente sem saber como lidar. É impressionante a quantidade de autistas em tratamento e certamente existem muitos ainda não diagnosticados”, esclareceu o empresário.
Para compreender melhor o universo do autista, Ciro foi conhecer o Espaço Trate, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, construído pela iniciativa privada, e que oferece tratamento a crianças autistas gratuitamente, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).
O espaço oferta de serviços de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, além da assistência da psiquiatria infantil. “O Trate de Arapiraca é uma referência no tratamento do autismo, um trabalho maravilhoso”, afirmou Ciro.
O evento tem o apoio da Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas (Aptaa), Espaço TRATE- Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, Colégio Multivisão, Pancake House e Prefeitura de Arapiraca.
Formação pedagógica
A formação pedagógica, com palestras sempre à noite, terá certificado de 40 horas e será realizada no Colégio Multivisão, no bairro Santa Esmeralda. A inscrição custa R$ 30. O valor deve ser pago por meio de depósito bancário (Caixa Econômica I Agência: 3209 I Operação: 003 I C.C: 1552-0). Todo o dinheiro arrecadado será destinado à Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas.