Autismo será tema da Semana Azul em Arapiraca
Arapiraca vai sediar, de 31 de março a 05 de abril, a Semana Azul. A iniciativa pretende conscientizar a população sobre o autismo, doença que atinge uma em cada 110 crianças, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos. Neste período, serão realizadas diversas atividades com a finalidade de esclarecer sobre a deficiência.
A programação inclui palestras com diferentes profissionais, oficinas, cinema, música e teatro. Também serão realizadas caminhadas, panfletagem, motociata e paradas em faixas de trânsito.
“No dia 2 de abril, Dia da Conscientização Mundial do Autismo, nosso objetivo é fazer com que as pessoas saibam o que é o autismo. Estamos nos mobilizando também para que no dia o maior número de pessoas vista azul. A cor (azul) é usada, em virtude do autismo ser diagnosticado, em sua maioria, em meninos”, afirma a pedagoga Nayara Stheffany Tenório de Barros.
A decisão de realizar o evento surgiu do empresário Ciro Magalhães ao ser procurado por uma amiga, mãe de um autista. Ela pediu para ele fazer algo para lembrar as pessoas sobre o Dia Dia da Conscientização Mundial do Autismo. Ele pesquisou o assunto e conversou com Nayara e começaram a organizar a Semana, junto com o Colégio Multivisão e a Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas.
“Eu queria uma ação maior que envolvesse a sociedade e servisse como uma ajuda para a identificação do autismo pelas pessoas leigas, que podem estar com o problema à frente sem saber como lidar. É impressionante a quantidade de autistas em tratamento e certamente existem muitos ainda não diagnosticados”, esclareceu o empresário.
Para compreender melhor o universo do autista, Ciro foi conhecer o Espaço Trate, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, construído pela iniciativa privada, e que oferece tratamento a crianças autistas gratuitamente, por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).
O espaço oferta de serviços de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, além da assistência da psiquiatria infantil. “O Trate de Arapiraca é uma referência no tratamento do autismo, um trabalho maravilhoso”, afirmou Ciro.
O evento tem o apoio da Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas (Aptaa), Espaço TRATE- Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, Colégio Multivisão, Pancake House e Prefeitura de Arapiraca.
Formação pedagógica
A formação pedagógica, com palestras sempre à noite, terá certificado de 40 horas e será realizada no Colégio Multivisão, no bairro Santa Esmeralda. A inscrição custa R$ 30. O valor deve ser pago por meio de depósito bancário (Caixa Econômica I Agência: 3209 I Operação: 003 I C.C: 1552-0). Todo o dinheiro arrecadado será destinado à Associação de Pessoas com Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
