Alagoas

Evento discute técnicas para lidar com alunos em dificuldade

Por Assessoria 23/09/2014 10h10
Evento discute técnicas para lidar com alunos em dificuldade
- Foto: Assessoria

Compreender a capacidade intelectual e os principais problemas vivenciados pelo aluno, quando ele está abaixo da média escolar, será o foco da oficina ministrada a educadores brasileiros, durante o Encontro Pedagógico Regional Nordeste que acontece neste sábado (27), no hotel Radisson.

De acordo com Wagner Almirão, psicólogo, o estímulo à capacidade intelectual vai depender do aluno e da sua vontade e motivação para estudar. "Queremos mostrar que conhecer as principais dificuldades da aprendizagem destes estudantes e entender algumas das estratégias para auxiliar o professor no trabalho dentro de sala de aula são fundamentais para os bons resultados", avalia ele.

No evento, o psicólogo vai abordar o tema: 'Como lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem'. Segundo Almirão, o aluno que tem capacidade intelectual abaixo da média precisa de adaptação curricular, de atendimento individual e frequência em sala de recursos com uma equipe de atendimento educacional especializado.

"O professor deve conhecer a realidade familiar do aluno, orientar e motivar a família a procurar a assistência necessária para que o aluno se desenvolva bem. Muitas vezes demora muito para a família aceitar que seu filho tem dificuldades para aprender, o que pode atrapalhar a superação", afirmou.

Para ele, deficiência severa ou moderada apresentará pouco avanço na escola regular. Já a deficiência leve poderá ser superada no seu ritmo, mas o aluno não deixará de ter deficiência intelectual. No entanto, se o problema for somente dificuldade de aprendizagem, um bom trabalho psicopedagógico pode fazer o aluno minimizar quase que por completo os sintomas de sua dificuldade.

O Encontro Pedagógico Regional Nordeste tem como tema central a "Diversidade de gerações – a escola e os desafios da educação", e contará com palestras e oficinas direcionadas a educadores e gestores escolares. O Sistema Maxi, pautado na Pedagogia Afetiva, está presente em 24 Estados brasileiros, totalizando 445 escolas e cerca de 150 mil alunos nos sistemas privado e público.