Alagoas

Problemas na tubulação da Casal provocam grande desperdício de água

Por Redação 19/02/2015 07h07
Problemas na tubulação da Casal provocam grande  desperdício de  água
Ilustração - Foto: Reprodução

O desperdício de água que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) registra todo mês é assustador são mais de 6 bilhões de litros de água mensalmente.  O desperdício  causado devido aos vários problemas na rede de abastecimento equivale a 46% de perdas na produção mensal.

Só pra se ter uma ideia do tamanho do estrago essa quantidade de água daria para encher  239 mil piscinas olímpicas. Fica difícil a Casal reparar os estragos porque passa por uma grave crise financeira , pois acumula uma dívida de R$1 bilhão. Para superar essa crise a companhia precisaria investir  R$ 2 bilhões para não quebrar de vez. 

Os problemas são recorrentes e na região do Agreste, por exemplo, a implantação tão sonhada Adutora do Agreste que resolveria o problema de falta d'água trouxe outra consequencia que reforça o desperdício de água na região: a rede de tubulação deteriorada não suportou a pressão da água com a nova adutora. 

Diariamente dezenas de consumidores denunciam nas rádios locais os vazamentos de água por vários bairros da cidade. E o órgão com o quadro de funcionários defasado não tem equipe técnica suficiente para fazer todo os reparos necessários. 

Na manha desta quinta-feira (19)  um consumidor ligou para uma rádio local informando que a tubulação no conjunto Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho] D'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, estourou há mais de 15 dias e apesar da Casal já ter sido informada sobre o vazamento , o problema ainda não foi resolvido. 

E não é só na área urbana não. As denúncias das tubulações estouradas que não suportam o volume de água também atinge a zona rural .Em entrevista à rádio, um técnico da Casal informou que a rede de abastecimento é antiga e essa situação foi discutida antes da implantação da Adutora do Agreste.  " Boa parte da tubulação  está enferrujada e cede a pressão da água por isso deveria ter sido substituída antes da inauguração da Adutora", informou. 

Mas como isso não foi realizado de forma preventiva, o problema da falta  d'água foi resolvido mas agora a  Casal precisa urgentemente solucionar o desperdício da água.