Problemas na tubulação da Casal provocam grande desperdício de água

O desperdício de água que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) registra todo mês é assustador são mais de 6 bilhões de litros de água mensalmente. O desperdício causado devido aos vários problemas na rede de abastecimento equivale a 46% de perdas na produção mensal.
Só pra se ter uma ideia do tamanho do estrago essa quantidade de água daria para encher 239 mil piscinas olímpicas. Fica difícil a Casal reparar os estragos porque passa por uma grave crise financeira , pois acumula uma dívida de R$1 bilhão. Para superar essa crise a companhia precisaria investir R$ 2 bilhões para não quebrar de vez.
Os problemas são recorrentes e na região do Agreste, por exemplo, a implantação tão sonhada Adutora do Agreste que resolveria o problema de falta d'água trouxe outra consequencia que reforça o desperdício de água na região: a rede de tubulação deteriorada não suportou a pressão da água com a nova adutora.
Diariamente dezenas de consumidores denunciam nas rádios locais os vazamentos de água por vários bairros da cidade. E o órgão com o quadro de funcionários defasado não tem equipe técnica suficiente para fazer todo os reparos necessários.
Na manha desta quinta-feira (19) um consumidor ligou para uma rádio local informando que a tubulação no conjunto Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho] D'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, estourou há mais de 15 dias e apesar da Casal já ter sido informada sobre o vazamento , o problema ainda não foi resolvido.
E não é só na área urbana não. As denúncias das tubulações estouradas que não suportam o volume de água também atinge a zona rural .Em entrevista à rádio, um técnico da Casal informou que a rede de abastecimento é antiga e essa situação foi discutida antes da implantação da Adutora do Agreste. " Boa parte da tubulação está enferrujada e cede a pressão da água por isso deveria ter sido substituída antes da inauguração da Adutora", informou.
Mas como isso não foi realizado de forma preventiva, o problema da falta d'água foi resolvido mas agora a Casal precisa urgentemente solucionar o desperdício da água.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
