Educação

Estudantes da Uneal andam mais de 3km por falta de transporte

Por Redação 06/03/2015 18h06
Estudantes da Uneal andam mais de 3km por falta de transporte
- Foto: Reprodução

Estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) que moram na zona rural de Arapiraca estão sofrendo para frequentar as aulas pela falta do transporte público. De acordo com José Aparecido da Silva Rocha, que cursa História na instituição, ele e alguns colegas que residem no Povoado Bananeira, tem que pegar carona em ônibus de outras cidades, como Junqueiro e São sebastião, para poder voltar para o local onde moram, e em seguida caminhar mais de 3km até chegar em suas residências, ficando expostos aos perigos da noite.

O problema começou depois que o Governo do Estado resolveu atribuir aos municípios a responsabilidade pelo transporte escolar.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que, de acordo com a Portaria 904/2015, o serviço será ofertado por meio de uma parceria entre o Estado e os municípios. Serão atendidos por meio da Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite) os alunos da rede estadual de áreas rurais e urbanas que residam a uma distância superior a dois quilômetros da escola onde estudam. O valor do repasse que a SEE fará aos municípios será, inicialmente, de R$ 400 por aluno/ano dividido em até nove parcelas mensais correspondentes à cobertura dos 200 dias letivos exigidos por lei.

Mas a municipalização corresponde ao transporte escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Os universitários utilizavam estes ônibus para poder frequentar as aulas diariamente na Uneal. "Sempre ouvimos dos motoristas que eles não tinham obrigação nenhuma de nos levar até a faculdade e que faziam isso como favor", disse José Aparecido.

O reitor da Uneal, Professor Jairo Campos, informou que a instituição não pode arcar com o transporte destes alunos, mas que enviará um ofício a prefeitura de Arapiraca assim que os estudantes realizarem um levantamento com número de alunos que estão prejudicados com a falta do serviço.

José aparecido e mais dois colegas procuraram a 5° Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) para tentar solucionar o problema. Os representantes do órgão recomendaram que eles recolhessem o maior número de assinaturas e encaminhassem o abaixo-assinado para a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Arapiraca, o convênio para o transporte escolar será assinado nesta sexta-feira (06) e que nos próximos dias os 18 veículos destinados ao trabalho estarão em atividade.

Em vídeo, alguns estudantes reivindicam o serviço. Assista aqui.