Semana Azul: atividades terapêuticas e simpósio sobre autismo
Em reverência ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado na próxima quinta-feira (2), o Espaço Trate – Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – e a Associação de Pessoas com Transtorno Autístico de Alagoas (APTAA) estão realizando simpósio e uma culminância de atividades terapêuticas no Arapiraca Garden Shopping.
Nesta segunda-feira (30), vai ocorrer a palestra “Os Discursos das Mães e Professoras Sobre a Inclusão da Criança com Autismo”, a partir das 19h, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) campus Arapiraca, bairro de Alto do Cruzeiro, com os conferencistas Elizete Balbino, Amanda Magalhães, Mirelly Karlla e Aparecida da Silva.
Houve várias investidas da causa neste “3º Simpósio Semana Azul - Autismo”, com palestras sobre inclusão, convivência e aprendizado com fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos, neuropsicólogos e especialistas em deficiência intelectual e auditiva, além de uma motociata e cliclismo com crianças autistas partindo do Bosque das Arairacas, neste final de semana.
No Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges, festa segunda (30) até domingo (5), acontecerá uma exposição com demonstrações das ações terapêuticas realizadas com estas crianças.
O autismo é um síndrome que se dá com mais frequência em meninos do que em meninas – por isso, a cor azul simbolizando a “semana”. O distúrbio neurológico é caracterizado por comprometimento da interação social, com ênfase já nos dois primeiros anos de vida. Com acompanhamento, os pequenos têm capacidade de viver e trabalhar como qualquer outra pessoa.
TRATE
O Espaço Trate de Arapiraca – que foi inaugurado em 2011 – é o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo.
O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.
Últimas notícias
Mulher é ameaçada de morte após se recusar a emprestar carregador de celular em Coruripe
Paulo Dantas empossa 83 novos delegados para reforçar Polícia Civil em Alagoas
Carro furtado, notebooks e receptação: abordagem da PM termina com dois presos
Senado aprova projeto que amplia penas para crimes sexuais contra crianças
MPT abre processo seletivo para estágio em Maceió e Arapiraca
Motocicleta com queixa de furto é apreendida em área de mata em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
