Mulheres Quilombolas participam de Marcha das Mulheres Negras em Brasília
No mês da consciência negra, os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufal (Neab) está se desdobrando para dar conta de várias atividades e convites para palestras. "Já fomos falar sobre as políticas afirmativas da Ufal e a importância das cotas em universidades particulares como a Unit e o Cesmac", relata Clara Suassuna, diretora do Neab.
Mas, entre as atividades de maior peso para esse mês, o Núcleo trabalhou para garantir a participação de mulheres quilombolas, ciganas e marisqueiras, de comunidades alagoanas, na Marcha das Mulheres Negras, que acontece em Brasília, no dia 18 de novembro, e pretende ser uma grande manifestação contra o Racismo.
Para enviar a delegação alagoana, o Neab foi buscar parceiros. "Os ônibus foram conseguidos com a ajuda do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal). Também realizamos uma festa, no dia 29 de outubro, onde conseguimos arrecadar fundos para essa viagem", conta a coordenadora do Neab.
Outros parceiros como o restaurante Akuaba e supermercados ajudaram com itens para preparar um kit de lanches para a viagem de dois dias até Brasília. "Chegado lá, as mulheres terão alojamento e as refeições garantidas pela organização dos Movimentos Sociais. São mulheres de baixa renda, que não têm recursos para se alimentar durante esse longo trajeto", explica Clara Suassuna.
Bienal
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros também vai participar ativamente da Bienal do Livro de Alagoas, no período de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. "Teremos lançamentos de livros com a temática afro-brasileira e debates sobre o sistema de cotas e outras políticas afirmativas nas universidades. Esse ano, queremos que os nossos alunos cotistas relatem suas experiências", ressaltou Clara Suassuna.
Últimas notícias
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Comoção marca sepultamento de Edlúcio Donato, liderança do Podemos em Maceió
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
