Mulheres Quilombolas participam de Marcha das Mulheres Negras em Brasília
No mês da consciência negra, os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufal (Neab) está se desdobrando para dar conta de várias atividades e convites para palestras. "Já fomos falar sobre as políticas afirmativas da Ufal e a importância das cotas em universidades particulares como a Unit e o Cesmac", relata Clara Suassuna, diretora do Neab.
Mas, entre as atividades de maior peso para esse mês, o Núcleo trabalhou para garantir a participação de mulheres quilombolas, ciganas e marisqueiras, de comunidades alagoanas, na Marcha das Mulheres Negras, que acontece em Brasília, no dia 18 de novembro, e pretende ser uma grande manifestação contra o Racismo.
Para enviar a delegação alagoana, o Neab foi buscar parceiros. "Os ônibus foram conseguidos com a ajuda do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal). Também realizamos uma festa, no dia 29 de outubro, onde conseguimos arrecadar fundos para essa viagem", conta a coordenadora do Neab.
Outros parceiros como o restaurante Akuaba e supermercados ajudaram com itens para preparar um kit de lanches para a viagem de dois dias até Brasília. "Chegado lá, as mulheres terão alojamento e as refeições garantidas pela organização dos Movimentos Sociais. São mulheres de baixa renda, que não têm recursos para se alimentar durante esse longo trajeto", explica Clara Suassuna.
Bienal
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros também vai participar ativamente da Bienal do Livro de Alagoas, no período de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. "Teremos lançamentos de livros com a temática afro-brasileira e debates sobre o sistema de cotas e outras políticas afirmativas nas universidades. Esse ano, queremos que os nossos alunos cotistas relatem suas experiências", ressaltou Clara Suassuna.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
