Arapiraca

Pneus entulhados e carros podem ser focos do Aedes

Por 7 Segundos 28/12/2015 17h05
Pneus entulhados e carros podem ser focos do Aedes
- Foto: Divulgação / Internauta

Pneus entulhados em borracharias e carros abandonados em antiga delegacia estão sendo denunciados ao Portão 7 Segundos por internautas e podem ser focos do mosquito Aedes aegypti em bairros de Arapiraca.

O internauta Murilo Piancó de Brito postou no Facebook, neste domingo (27), a foto de pneus acumulados em uma borracharia de Arapiraca e alertou à prefeitura da cidade sobre o perigo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, entre outras doenças.

A postagem de Murilo Piancó está viralizando nas redes sociais. De acordo com foto, a Borracharia São José fica localizada no bairro Jardim Tropical, em frente à AmBev.

Pelo comentário do internauta ele parece não ser morador de Arapiraca, uma vez que pede, no texto, para repassar a foto para alguém da Prefeitura de Arapiraca.

"Com tanta informação sobre a Dengue, ainda tem gente que parece não se importar", alerta Murilo Piancó.

Ele postou a foto às 13h27 deste domingo e o Portal 7 Segundos decidiu divulgar a situação para que a Prefeitura de Arapiraca possa tomar as providências, mesmo tendo realizado mutirões contra o mosquito Aedes aegypti por três sábados consecutivos.

Carros abandonados

Na tarde desta segunda-feira (28), um leitor e internauta do Portal 7 Segundos ligou para a redação para denunciar sobre carros abandonados no pátio do prédio da antiga Delegacia de Roubos e Furtos e de Acidentes de Arapiraca, que fica ao lado da Churrascaria Divan, às margens da AL-110.

O internauta preferiu não se identificar e disse que mora próximo ao local e que até hoje ninguém tomou as devidas providências sobre os carros abandonados.

"Nem a Sucam, atual Funasa - Fundação Nacional de Saúde, nem a Prefeitura de Arapiraca vai até o prédio da antiga delegacia e ver a situação dos carros abandonados, que acumulam água da chuva e serve de foco do mosquito da dengue", denunciou o internauta à Redação do 7 Segundos.

Mutirão com imprensa e população

O último mutirão realizado em Arapiraca aconteceu no sábado, 12 de dezembro, em parceria com secretarias municipais, imprensa e população em geral.

A mobilização ocorreu em todos os bairros da cidade com concentração do mutirão na Praça Marques da Silva, marco zero da cidade, onde um estúdio foi montado e instalado para a transmissão das ações por todas as emissoras de rádio de Arapiraca.

A prefeita Célia Rocha (PTB) exaltou a iniciativa da Coordenação de Comunicação sob o comando da jornalista Mônica Nunes, com o intuito de orientar a população sobre os perigos do mosquito no processo de reprodução das larvas em água parada e limpa.

Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura de Arapiraca realizou um mutirão no bairro Cavaco com alvo centrado nas residências. E deve seguir nos bairros vizinhos nos próximos dias.

Neste mês de dezembro, um decreto judicial foi expedido para que os agentes de endemias pudessem entrar em casas fechadas e abandonadas no município de Arapiraca, onde existem cerca de 4,5 mil imóveis nestas circunstâncias.

O secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa afirmou que a população está cooperando com o trabalho da prefeitura.

“O mais importante é a mudança de atitude na população. E o que estamos vendo após as orientações das últimas ações é que as pessoas têm colaborado bastante com esta guerra contra o mosquito, que tem que ser de todos nós”, destacou Ubiratan Pedrosa.

O combate ao Aedes aegypti, segundo ele, deve ser efetivo e diário. O quintal de todas as residências estão sendo averiguados a fim de o inseto não proliferar.